domingo, fevereiro 21, 2016

Escolas de Caraguá são mobilizadas para combater Zika, Dengue e Chikungunya

Foto: Cláudia Moysés


Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor de Zika vírus, Dengue e febre Chikungunya, as secretarias de Educação e de Saúde de Caraguá reforçaram as ações de eliminação da larva e do mosquito. A medida visa intensificar as ações educativas principalmente devido ao aumento dos casos de microcefalia em crianças recém-nascidas no país.

A secretária de Educação, Roseli Morilla, e o secretário de Saúde, Juan Lambert, reuniram nesta quarta (17/2/2016) os vice-diretores das unidades escolares para conversar sobre o combate ao Aedes Aegypti.

A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a idade, o que prejudica o desenvolvimento intelectual, motor, visão e audição. Inclusive, médicos e cientistas já não falam apenas em microcefalia e sim em síndrome congênita do vírus da Zika.
As consequências já observadas em crianças infectadas pelo vírus são atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, problemas de visão e  audição, comprometimento cognitivo, crises de epilepsia, capacidade muscular comprometida, entre outras.

“A Educação está na luta contra o Zika vírus, Dengue e febre Chikungunya. Com as escolas podemos atingir a maioria da população para eliminarmos os criadouros. Vamos intensificar nossas atividades educativas nas salas de aula e com a comunidade”, afirmou Roseli.

O secretário de Saúde disse que a maior preocupação é com o período chuvoso, em março e abril. “É nessa época que os casos aumentam. Por isso, agora é o momento de acabarmos com os criadouros para não enfrentarmos um novo surto”, afirmou.
De acordo com Lambert, em janeiro do ano passado, Caraguá registrou 474 casos de dengue e no mesmo período este ano, apenas quatro. “Resultado do trabalho intensivo de prevenção com 292 mil visitas domiciliares de agentes de saúde e da vigilância epidemiológica durante todo o ano de 2015”, disse.

Ações - Na próxima sexta-feira (26), cada unidade escolar fará passeata em sua comunidade para distribuição de material impresso e abordagem aos moradores sobre a importância da limpeza sistemática de calhas, dos quintais, terrenos, além de manutenção de lixeiras e caixas de água sempre fechadas.
No dia 4 de março, os alunos farão mutirões de limpeza nos bairros juntamente com professores, além de anotar endereços de casas e terrenos abandonados que ofereçam risco de criadouros dos mosquitos. Nessa ação, os proprietários podem ser notificados ou os imóveis passam por vistoria sem autorização dos donos.

Alerta Mundial - Desde o dia 1º de fevereiro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou situação de emergência internacional em relação ao Zika vírus.
No Brasil, o Ministério da Saúde, as Forças Armadas e o Ministério da Educação promovem várias ações por todo país para combater o Aedes Aegypti.
Em Caraguá todas as escolas da rede municipal, além das atividades educativas desenvolvidas em sala de aula, terão um cronograma específico de ações até o próximo mês.


A OMS declarou situação de emergência internacional em três outras ocasiões: com o vírus H1N1, em 2009, o polivírus selvagem, em 2014, e o ebola, também em 2014.

PMC 

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...