sábado, fevereiro 27, 2016

Caraguá faz mutirão de limpeza e adquire novo nebulizador para reforçar ações contra Dengue

Fotos: Gianni D’Angelo/PMC


Mesmo com o registro de queda no número de casos de Dengue, no comparativo entre janeiro e fevereiro de 2016 com o mesmo período do ano passado, o Governo Municipal reforçou as atividades de combate ao Aedes aegypti com a campanha Caraguá Limpa. As ações, previstas até o mês de abril, incluem capina, roçada, varrição, pintura de guias, terraplanagem nas ruas sem asfalto e o Cata Treco.




Dados atualizados de Dengue apontam que a cidade contabiliza até fevereiro deste ano 125 notificações, 7 positivos e 67 negativos. No mesmo período de 2015, Caraguá registrou 2.653 notificações, 1.265 positivos e 1.388 negativos.

Além do trabalho de limpeza nas ruas e retirada de materiais inservíveis que podem acumular água das residências, há 36 agentes que trabalham diretamente no combate ao Aedes. Recentemente, o Governo Municipal de Caraguá adquiriu um novo nebulizador a frio veicular, que será utilizado quando há confirmação de casos da doença.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o equipamento, que custou aproximadamente R$ 70 mil, dará apoio aos agentes que já usam 12 nebulizadores costais.

O bloqueio químico, com o nebulizador costal, será executado no quarteirão do morador infectado pela doença e em um raio de 150 metros. Depois, haverá outras duas aplicações no mesmo perímetro do bairro, a cada cinco dias, com o nebulizador a frio veicular.

Apesar dos números positivos, não é o momento de descuidar da luta contra o Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. Os moradores também devem fazer a limpeza em suas residências e eliminar possíveis criadouros.

Caraguá Limpa
Agenda da ação (datas de início e de colocação dos resíduos nas calçadas)

29 de fevereiro – Itaúna, Tinga, Jaqueira, Jardim Gaivotas, Poiares, Jaraguazinho, Rio do Ouro, Ponte Seca, Jardim Progresso, Jardim Samambaia e Caputera

7 de março – Sumaré, Ipiranga, Estrela D’Alva, Benfica, Jardim Forest, Jardim Califórnia, Jardim Francis, Prainha (bairro), Martim de Sá (bairro)

14 de março – Canta Galo, Serraria, Casa Branca, Querosene, Cidade Jardim, Terralão e Olaria

21 de março – Jardim Britânia, Praia das Palmeiras, Porto Novo, Morro do Algodão, Golfinho, Pontal Santa Marina, Jardim dos Sindicatos e Jardim Parnaso

4 de abril – Centro, Martim de Sá (praia/calçadão) e Prainha (praia/calçadão)

Serviço

Campanha Caraguá Limpa
Prevista até 8 de abril
Informações: (12) 3885-4550 (Secretaria de Serviços Públicos)
www.caraguatatuba.sp.gov.br


PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...