quinta-feira, junho 13, 2013



Missa campal reúne 500 pessoas no Morro de Santo Antônio



Cerca de 500 fiéis participaram da missa campal no alto do Morro de Santo Antônio na manhã de domingo (09/06/2013). A Caminhada Penitencial, com saída da Igreja Matriz, antecedeu a missa celebrada pelo pároco Marcos Vinicius Rosa no topo da montanha. 



A Caminhada Penitencial e a missa no Morro de Santo Antônio são realizadas no domingo anterior ao dia do Padroeiro de Caraguá, 13 de junho. Após a missa, a imagem do santo desce de paraglider.



Quem era – Santo Antonio de Pádua nasceu em Lisboa, no dia 15 de agosto de 1191 e faleceu em Pádua (Itália), no dia 13 de Junho de 1231. De sobrenome incerto, mas batizado como Fernando, foi um doutor da Igreja que viveu na virada dos Séculos 12 e 13. Primeiramente foi frade agostiniano e entrou como noviço no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, posteriormente foi para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde aprofundou os seus estudos religiosos por meio da leitura da Bíblia e da literatura patrística (filosofia cristã), científica e clássica.



Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito. Viveu inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. No ano de 1221 passou a fazer parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, a convite do próprio Francisco, o fundador, que o convidou também a pregar contra os albigenses (movimento cristão considerado herético pela Igreja Católica) na França. Foi transferido depois para Bolonha e em seguida para Pádua, onde morreu aos 39 anos.



No Brasil, onde o santo tem muitos devotos, é frequentemente reverenciado como Santo Antônio, o Casamenteiro. É padroeiro de Portugal e invocado para encontrar coisas perdidas, conceber filhos, evitar naufrágio e conseguir casamento. Ele é considerado padroeiro dos amputados, animais, estéreis, barqueiros, pobres, oprimidos, velhos, grávidas, pescadores, agricultores, viajantes e marinheiros, cavalos e dos burros.



A Caminhada Penitencial e a missa campal foram uma realização da Paróquia Santo Antônio e contou com o apoio do Governo Municipal e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Fonte: PMC

Nenhum comentário:

XVII Semana da Consciência Negra: Prefeitura de Ilhabela divulga extensa programação cultural com intervenções, oficinas e shows musicais

  A Prefeitura de Ilhabela promove, a partir da próxima segunda-feira (18), a XVII Semana da Consciência Negra com uma programação cultural ...