sexta-feira, junho 21, 2013

Ilhabela recebe etapa mundial do XTerra com mais de 3 mil atletas
 
XTerra Brazil Tour 2013 nos dias 22 e 23 de junho no arquipélago é a etapa brasileira do XTerra World Tour, a maior competição de esporte de aventura realizada no país. Prefeitura promove e traz eventos para movimentar a baixa temporada
 
 
Triathlon, natação, mountain bike, corrida noturna e infantil são as grandes atrações do XTerra Brazil Tour 2013, etapa brasileira do XTerra World Tour, que será realizada em Ilhabela nos dias 22 e 23 de junho, na Praia do Perequê. O evento, que tem o apoio oficial da Prefeitura de Ilhabela, já tem confirmada a presença de grandes nomes do triathlon internacional, como a americana Shonny Vanlandingham, os sul-africanos Conrad Stoltz e Dan Hugo e os brasileiros Luzia Bello e Felipe Moletta. “É uma honra mais uma vez receber esta grande competição de esporte de aventura, pois tem tudo a ver com Ilhabela. Aqui os esportistas têm o contato direto com a natureza durante as provas e ainda aproveitam os inúmeros atrativos da cidade na visita. É um evento que movimenta o município na baixa temporada e aquece a economia”, comenta o prefeito Toninho Colucci.
 
Divulgação/PMI
 O triathlon - prova principal do XTerra - será realizado na Praia do Perequê e tem 1,5km de natação, 25km de mountain bike e 8km de corrida em trilha, disputados nesta ordem. Um dos principais nomes da modalidade no Brasil, Felipe Moletta, comemorou o retorno do evento no arquipélago. “Ilhabela é uma das etapas mais difíceis do Circuito Brasileiro e é muito bacana que ela receba novamente o mundial. A cidade já merecia faz tempo. Sei do potencial dos sul-africanos Conrad Stoltz e Dan Hugo, mas vou me preocupar apenas em fazer uma boa prova, independente de colocação final”, declarou Moletta, que foi campeão da etapa brasileira do Circuito Mundial no ano passado e segundo colocado em 2011, ambas realizadas em Manaus (AM).
 
Além da prova principal, o evento terá as provas de corrida noturna nas distâncias de 9 e 18km, competições de natação de 1,5 e 3km, ultramaratonas de 50 e 80km e corridas infantis. “Ilhabela volta a sediar uma etapa mundial do XTerra, renomado evento que atrai os mais diversos atletas para a cidade, fomentando o turismo esportivo de qualidade, como aquecendo a economia local, atraindo mais de 3 mil atletas, fora os seus familiares”, declarou o secretário de Esportes, Lazer e Recreação.
 
Calendário de Eventos
 
E Ilhabela tem investido firme na promoção de eventos na baixa temporada. No último fim de semana foi aberto o 3º Festival da Sardinha, na Praia de Santa Tereza, próxima à Vila. O festival de gastronomia à base deste peixe tão conhecido prossegue nos restaurantes da cidade até o fim do mês.
 
O Calendário de Eventos 2013, organizado pela Prefeitura de Ilhabela, traz festivais gastronômicos, grandes competições esportivas, espetáculos culturais e novidades como feira literária e festival de jazz. Em maio, o público pôde aproveitar as atrações da XIII Semana da Cultura Caiçara, que além da tradicional festividade na Vila e da Congada de Ilhabela na Festa de São Benedito, trouxe shows renomados como Gabriel Sater e Luiza Possi.
 
Entre os dias 6 e 13 de julho, a Semana Internacional de Vela, a “Rolex Ilhabela Sailing Week”, promovida pelo Yacht Club de Ilhabela, e que conta com o apoio da Prefeitura, chegará a sua 40ª edição e mais uma vez promete reunir não só os velejadores, mas seus familiares e muitos turistas que visitam a cidade no período de férias escolares. Mais de 200 veleiros participam da regata. Na sequência, de 19 a 21 de julho, a Secretaria Municipal de Esportes realiza a Semana Internacional de Vela de Monotipos.
 
De 18 a 20 de julho, os amantes da boa música vão se encantar com o “Petra Jazz Ilhabela Festival”. O evento traz ao ambiente praiano a música originária de Nova Orleans, Estados Unidos, do início do século 20. “Entre a Semana Internacional de Vela Oceânica e a Semana de Monotipos, no mês de julho, vamos promover este super evento musical, o Festival de Jazz de Ilhabela, com grandes nomes do cenário do jazz”, antecipa o secretário de Turismo, Harry Finger. Também no mês de julho, entre os dias 6 e 14, a Secretaria da Cultura prepara a 1ª FLAI – Feira Literária de Aventura de Ilhabela. O evento promete reunir autores de publicações ligadas ao esporte de aventura, contando histórias de expedições, grandes navegações, entre outras.
 
Em agosto, mais um grande evento esportivo, a conhecida prova pedestre “Corpore”, além do tradicional Festival do Camarão, promovido pela Associação Comercial em parceria com a Prefeitura. O mês de setembro é reservado às atrações das comemorações do Aniversário da Cidade. A programação completa está no portal (www.ilhabela.sp.gov.br).
 
   
Confira a programação do XTerra World Tour em Ilhabela
 
 
 
Sábado – 22/6
 
 
 
6h30 – 7h30 - Área de transição aberta (Triathlon)
 
6h30 – 7h30 - Numeração dos atletas (Triathlon)
 
7h – 8h - Entrega de kits – EXCLUSIVA TRIATHLON (Espaço de eventos do Shopping Ardhentia)
 
8h – 18h - Entrega de kits – Todas as provas (Espaço de eventos do Shopping Ardhentia)
 
8h – Largada XTERRA BRAZIL TOUR 2013 (Triathlon)
 
9h – 21h30 - XTERRA Village aberto
 
12h – Largada XTERRA The North Face Endurance 80K
 
11h30 – Fechamento T2
 
13h – Encerramento do Triathlon
 
13h – Premiação Triathlon
 
15h30 – Largada Swim Challenge (1,5k e 3k)
 
16h – Largada XTERRA The North Face Endurance 50k
 
17h – Premiação XTERRA Swim Challenge
 
18h15 – Largada XTERRA Night Run 18k
 
19h – Largada XTERRA Night Run 9k
 
21h – Premiação Night Run 9k e 18k
 
21h – Premiação XTERRA The North Face Endurance 50K e 80K
 
 
 
Domingo – 23/6
 
 
 
08h – 12h30 – XTERRA Village aberto
 
10h – Largada Kids Mini Corrida
 
10h30 – Encerramento Kids Mini Corrida
 
13h – Encerramento oficial
 
·         Para mais informações, acesse o site oficial do evento http://xterrabrasil.com.br/tour-2013/xterra-brazil/
 
Fonte: PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...