segunda-feira, janeiro 07, 2013

Sabesp realiza obra por método não destrutivo em São Sebastião

 
A Sabesp do Litoral Norte iniciou uma obra sob a rodovia SP-55, nas proximidades da ponte do Guaecá, na Costa Sul de São Sebastião, para redirecionamento da tubulação existente no local até o reservatório de Barequeçaba.

A execução da obra é de grande importância para a região, que sofre com desabastecimento em períodos chuva intensa, quando a água atinge com grande força o leito do rio, deslocando ocasionalmente a tubulação existente no local. 

A operação visa desativar a tubulação que atualmente atravessa o leito do rio. O trabalho está sendo executado através de método não destrutivo, sem necessidade de desabastecimento ou qualquer interferência no trânsito local. Toda a atividade consiste na escavação de um túnel de cerca de 15 metros, por onde passará a nova adutora, sob a rodovia SP-55.

A escolha desta tecnologia é uma nova experiência no Litoral Norte, cujo solo traz dificuldades em sua utilização. O processo inclui a montagem de uma tubulação de aço e seu preenchimento entre as peças de ferro e o solo é feito através de argamassa de argila.

Com esta obra, a tubulação que antes ficava sob o leito do rio, estará ancorada à ponte do Guaecá, com um percurso mais linear, favorecendo com que água chegue ao destino final utilizando menos energia.

Vale destacar que existem na região 1.183 ligações, totalizando o atendimento a cerca de 4.700 moradores dos bairros Guaecá e Barequeçaba.

Fonte: Sabesp

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...