sexta-feira, janeiro 25, 2013

Mutirão promove ligação à rede coletora de esgotos em Caraguatatuba
Mais de duas mil ligações podem ser feitas às redes da Sabesp; coleta e tratamento do esgoto contribuem para a despoluição de córregos, rios e praias


A Sabesp do Litoral Norte, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Sanitária, recomeçou o mutirão de conscientização de moradores sobre a importância da conexão à rede de esgotos. A ação, que nesta semana acontecerá no bairro Massaguaçu, realiza-se também aos sábados e domingos, com o objetivo de envolver também os veranistas durante a alta temporada. 
 
São 2.742 ligações liberadas, ou seja, que podem ser feitas imediatamente nas redes coletoras de esgotos da Sabesp. 
 
Dos 42 bairros com conexões disponíveis, a maior quantidade de residências está no Porto Novo, Praia das Palmeiras, Morro do Algodão, Pontal Santa Marina, Barranco Alto, Travessão, Rio do Ouro, Jardim Britânia, Centro e Estrela D’Alva.
 
A ligação do domicílio à rede coletora de esgotos é obrigatória. O morador notificado, que não cumprir a determinação da Vigilância Sanitária no prazo determinado, pode sofrer multa de R$ 1.800,00 - valor correspondente a 750 VRM (Valor de Referência do Município). 
 
Na última semana, por meio de ação conjunta de equipes da Sabesp e Vigilância Sanitária , foram inspecionados os bairros Fazendinha, Jardim Garden Mar, Sertão dos Tourinhos, Jetuba, Golfinho e Indaiá.
 
Fotos: Divulgação/Sabesp
Até o momento, de 197 residências vistoriadas, foram autuados 21 domicílios, cujo prazo para regularização é de 10 dias.
 
Conforme explica o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Engº José Bosco Fernandes de Castro, grande parte dos moradores não se conecta à rede de esgotos acreditando que a conta vai aumentar. “O ganho ambiental é enorme. Quando se tem rede de esgoto no bairro o imóvel valoriza, sem contar na questão de saúde pública e na melhoria da balneabilidade das praias, já que o turismo é o carro chefe da maioria das cidades da região”, concluiu.
 
As conexões residenciais são feitas gratuitamente pela Sabesp e podem ser solicitadas na Agência de Atendimento de Caraguatatuba (Avenida Arthur Costa Filho, nº 131, Centro).

Fonte: Sabesp 

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...