domingo, janeiro 13, 2013



Defesa Civil está preparada para atender situações de calamidade em São Sebastião


A Defesa Civil de São Sebastião, órgão ligado à Prefeitura e a Casa Militar do Estado de São Paulo, está preparada para atender situações de calamidades ao longo do município.



Segundo o chefe Carlos Eduardo dos Santos, o Carlão, a instituição possui três viaturas, uma motocicleta, duas embarcações (uma de alumínio e outra inflável), equipamentos noturnos e de primeiros socorros, ferramentas para atuar em deslizamentos de terra, entre outros acessórios necessários ao atendimento das ocorrências. 

Foto: Milton Fagundes/PMSS


Em relação ao número de agentes, ele informa que a divisão conta com sete homens na região central e cinco na Costa Sul da cidade. “Também temos 68 voluntários que são acionados em casos de acidentes extremos”, afirma Carlão.



 O órgão também utiliza cinco pluviômetros (aparelho meteorológico) para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de chuva durante um determinado tempo e local. 



 Os aparelhos estão nos bairros de Juquehy, Boiçucanga e Maresias, localizados na área sul, e funcionam em parceria com a Sabesp. Já os equipamentos situados na Praia Grande e em São Francisco da Praia, território central, são próprios da Defesa Civil.



 Ocorrências



De acordo com Carlão, na última quarta-feira, 9, a chuva forte que caiu na região gerou sete ocorrências. Uma delas relacionada a um casal que ficou “ilhado” após atravessar a cachoeira situada em Boiçucanga. “O volume do rio subiu muito e os dois não conseguiram voltar. Eles foram resgatados por volta das 20h30 através de cordas”, conta.



 O fenômeno se concentrou em bairros como: Juquehy, Barra do Sahy, Cambury e Boiçucanga, onde ocorreram alagamentos de ruas. Entretanto, não foi preciso remover nenhum cidadão de sua propriedade. “Estivemos nos locais para verificar a situação e tomar alguma providência. Felizmente não houve necessidade porque a água não invadiu as residências”, comemora. “Os alagamentos aconteceram em função do alto volume de água”.



 Em Juquehy, o pluviômetro registrou 123 milímetros de chuva. Já em Boiçucanga, a Defesa Civil revela que foram 102 milímetros. “O aceitável é 23 milímetros. Quando o índice pluviométrico passa de 50 milímetros a equipe fica em estado de alerta”, explica. 



 Previsão



Mesmo não havendo remoção de famílias até o momento, a instituição está em estado de alerta devido à previsão de chuva intensa num período de 72 horas. “Estamos fazendo o monitoramento das áreas de risco para evitar qualquer problema mais grave”, avisa Carlão.



 Um comunicado da Defesa Civil Estadual diz que são esperadas precipitações com intensidade forte de maneira localizada e chuvas que variam de fraca a moderada, de longa duração, na maior parte do Estado. Segundo a entidade, os municípios devem ficar atentos para os acumulados de chuvas, que podem ocasionar transtornos, como alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra.



 Atendimentos



A Defesa Civil em São Sebastião atua em casos de enchentes; desmoronamentos; prevenção das áreas de risco; auxílio em acidentes náuticos e automobilísticos; eventos; captura de animais peçonhentos e silvestres; resgate de animais marinhos encalhados em praias e costeiras; retirada de abelhas junto com o Corpo de Bombeiros; ajuda os trabalhos da EDP Bandeirante quando há falta de energia e corte de galhos e/ou árvores; socorro a vítimas de escoriações ocorridas em costeiras, principalmente na Praia Grande, onde está localizada a base da instituição, entre outros.



O órgão também ministra à Guarda Mirim e entidades escolares da cidade, noções de primeiros socorros, além de ensinar o Rapel – atividade vertical praticada com uso de corda e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres.



 Em dias de chuva intensa, a equipe fica 24 horas em estado de alerta. Aos finais de semana, a Defesa Civil está de plantão.



 Nos casos de emergência, o cidadão deve ligar para o telefone 199.

Fonte: PMSS


Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...