quinta-feira, novembro 01, 2012



Defesa Civil da região se prepara para temporada de chuvas
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil promoveu nesta terça-feira (30/10/2012) no auditório da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguá) um seminário de capacitação para o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). 

O objetivo do plano é preservar vida e reduzir os danos materiais durante a temporada de chuvas. O encontro reuniu representantes do órgão dos municípios de Caraguá, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, e do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte.  

Foto: Gianni D'Angelo/PMC
Os participantes assistiram às palestras: “Vistoria em Áreas de Risco”, com o geólogo Jair Santoro, do Instituto Geológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente;  “Estado de Calamidade e Situação de Emergência”, com o tenente PM Paulo Roberto Silva Baione; e “Meteorologia e Previsão do Tempo”, com a meteorologista Marina Vieira. 
  
À tarde, os agentes das coordenadorias municipais de Defesa Civil da região e os técnicos do Estado fizeram uma vistoria no bairro Jaraguazinho para orientar os moradores sobre os riscos e a prevenção de acidentes no período das chuvas. 

O Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) é empregado durante a Operação Verão, no período de 1º de dezembro até o dia 31 de março.  O PPDC está estruturado em quatro níveis (observação, atenção, alerta e alerta máximo) que indicam a possibilidade de ocorrências de escorregamento e inundação. A análise integrada dos índices pluviométricos, previsão meteorológica e vistorias de campo indica o nível de operação em que se encontra cada município.

Fonte: PMC



Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...