sábado, junho 25, 2016

FundArt e Prefeitura apresentam 93ª Festa de São Pedro Pescador


Foto: PMU 
Com 93 anos de história, a Festa de São Pedro Pescador começa no próximo dia 24 de junho e termina no dia 29 na Praça de Eventos, região central de Ubatuba.
A programação do evento mantém a tradição, inclui a procissão do mastro de São Pedro, marítima e das canoas, além de diferentes apresentações de ritmos da cultura brasileira, quilombola e caiçara.
Outra atração que vai marcar presença na área da festa é a Vila Caiçara, espaço dedicado a reproduzir a estética e os costumes da população local, com estrutura de pau-a-pique, imagens de santos nas paredes, remos no quintal, fogão à lenha para torrar o amendoim e esquentar a água do café, adoçado com caldo de cana.
A barraca da tainha também marca presença e quem pilota as grelhas são os pescadores e colaboradores da Colônia Z 10. “Atualmente, o povo de Ubatuba é o protagonista da festa. Esse é mais um dos objetivos que conseguimos alcançar”, avalia o prefeito Mauricio.
Atrações musicais
As atrações musicais sempre são destaque na Festa de São Pedro e atraem milhares de pessoas para a Praça de Eventos. Neste ano, o line up segue eclético, conta com bandas locais e pretende agradar diferentes gostos musicais.
A banda de forró Dona Zaíra animou a noite da sexta-feira (24/6). O Trio Virgulino fecha o evento com chave de ouro no dia 29 de junho.
A programação completa você confere no fim do texto.
Festa de São Pedro Pescador
A comemoração ao santo padroeiro de Ubatuba começou no dia 29 de junho de 1923, quando o padre caiçara Francisco dos Passos, com a ajuda de pescadores, celebrou uma missa em um altar improvisado de canoas.
Desde então, o festejo e a fé fazem parte da identidade cultural do povo ubatubense. Em 2016, a festa chega à sua 93ª edição e mantém vivas as tradições e costumes do povo local.
A maior festa da cidade é organizada pela Fundação de Arte Cultura da Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Colônia Z10 de Pescadores e a Paróquia Exaltação da Santa Cruz. O patrocínio é da Petrobras e do Governo Federal.
Programação da 93ª Festa de São Pedro Pescador
25/06 – sábado
9h Chegada da Folia do Divino na Barra dos Pescadores
12h Almoço na Barraca da Tainha
19h30 Leilão de Remos
20h30 Banda Lira Padre Anchieta e convidados
22h Dança da Fita
22h30 Alan de Oliveira
26/06 – domingo
9h Corrida de canoas caiçara
12h Entrega da premiação corrida de canoas caiçara e soltura de tartarugas marinhas do Projeto Tamar
19h Espetáculo “A Magia da Dança” Oficina de Dança FundArt
20h Congada de Bastões
21h Dendê
22h30 Super Máfia
27/06 – segunda-feira
19h Fandango Caiçara e Fandango Ubatubano
20h Coro da Lira
21h AtribodalmA
22h30 Engrennagem
28/06 – terça-feira
20h Concertada
21h Motiva Fé
22h30 Leandro Araújo e banda
29/06 – quarta-feira – Dia de São Pedro Pescador
12h Almoço na Barraca da Tainha
13h30 Procissão marítima
15h Missa campal
18h Conversão
20h Cantamar
21h30 Trio Virgulino

PMU

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...