A 33ª edição dos Jogos Abertos da Juventude – Final Estadual (“Joguinhos”) será disputada até o dia 1º julho, em Caraguá. Cerca de 3.500 atletas com alto nível técnico das 14 Diretorias Regionais de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo competem em 15 modalidades. A cerimônia de abertura nesta quinta-feira (23), às 19h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia.
Ao todo, 4.227 pessoas, entre atletas, técnicos dirigentes e árbitros de 147 cidades das 14 Diretorias Regionais de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo passarão pelo município no período.
Os adolescentes de ambos os sexos competem no atletismo, basquetebol, damas (misto), futebol, futsal, ginástica artística (Livre, até 14 anos e 17 anos), ginástica rítmica (até 14 anos), handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
Congresso Técnico
O Congresso Técnico define as chaves e os grupos na tarde desta quinta-feira (23), às 15h, no auditório do Campus Módulo do Centro. O prédio fica na Av. Frei Pacífico Wagner, 653 – Centro. Os confrontos começam no dia 24 de junho, com disputas de basquete, damas, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, tênis, vôlei de praia e voleibol em várias regiões do município.
Os atletas representam as Diretorias Regionais de Esporte e Lazer de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Grande São Paulo, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba. Mais informações podem ser obtidas no site www.jogosjuventude.caraguatatuba.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3885-2200.
Os 33º Jogos Abertos da Juventude – Final Estadual são uma realização da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba.
O Caraguatá
O mascote dos 33º Jogos Abertos da Juventude e dos 60º Jogos Regionais do Interior de 2016 será o Caraguatá, bromélia que deu origem ao nome do município. Caraguatatuba recebe os dois eventos entre os dias 22 de junho e 1º de julho, e 20 e 30 de julho, respectivamente.
No século XVI, os Tupinambás já habitavam primitivamente o território da enseada de Caraguatatuba. Neste período, o sítio ficaria conhecido como terra abundante em Caraguatás.
A planta bromeliácea, da qual os padres missionários utilizavam as fibras para confeccionar suas sandálias, deu origem a denominação “Caraguá”. Da corruptela de “caraguatá” e “tuba”, grande quantidade, nasceu Caraguatatuba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário