domingo, junho 26, 2016

Fundacc está com inscrições abertas para CLICA – Concurso Literário de Caraguatatuba “Altamir Tibiriçá Pimenta”


Serão selecionadas até 30 obras literárias, subdivididas em até 10 obrasde cada categoria e publicadas em uma antologia poéticade aproximadamente 200 páginas

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba está com as inscrições abertas até 2 de setembro para o CLICA 2016 – Concurso Literário de Caraguatatuba “Altamir Tibiriçá Pimenta”. O objetivo é incentivar a criação literária, destacar escritores locais e revelar e valorizar novos talentos, resultando na publicação de uma Antologia Poética, que homenageará o poeta e jornalista Altamir Tibiriçá Pimenta.

Podem participar escritores residentes em Caraguatatuba há mais de 5 anos com idade a partir de 14 anos. Cada participante poderá se inscrever com até duas obras inéditas ou não de tema livre nas categorias Conto, Crônica e Poesia.

Os interessados em participar devem realizar a inscrição via correio ou pessoalmente na sede da Fundacc, localizada na Rua Santa Cruz, nº 396, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.fundacc.com.br e podem ser solicitados pelo e-mailadrianacoutinho.fundacc@gmail.com  

A premiação e o lançamento da Antologia serão realizados no dia 28 de outubro, em comemoração ao Dia Nacional do Livro, lembrado no dia 29 do mesmo mês, em horário e local a serem definidos. Serão selecionadas até 30 obras literárias, subdivididas em até 10 obras de cada categoria e publicadas em uma antologia de aproximadamente 200 páginas.

Cada participante selecionado receberá como prêmio 15 exemplares e os primeiros colocados de cada categoria receberão R$ 1 mil cada. Mais informações: (12) 3897.5661.

Sobre Altamir Tibiriçá Pimenta
Grande poeta e um dos fundadores e relator do jornal A Voz do Litoral, Altamir Tibiriçá Pimenta foi assessor de Relações Públicas e imprensa da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba durante o mandato da prefeita Tereza Cury Nogueira, e responsável pela instalação da primeira rádio na cidade, a Oceânica. 
Conhecemos hoje sua veia jornalística e poética por meio de seus discursos, homenagens, depoimentos e publicações que compõem o acervo que leva seu nome: Fundo Altamir Tibiriçá Pimenta e Projeto de História Oral "Recontando Caraguá", do Arquivo Histórico e Permanente "Arino Sant'Ana de Barros". O caraguatatubense, nascido em 24 de fevereiro de 1918, na Fazenda Mococa, possuía uma energia que parecia não ter fim, visível em seus olhos azuis brilhantes e aguçados. Foi professor leigo, encarregado do expediente da prefeitura e agente municipal de estatística. Na política, ingressou em 1946, quando nomeado prefeito de Caraguatatuba.

Como vice-prefeito de Antonio Augusto Matheus, participou de grandes obras que trouxeram mais conforto e saúde para os munícipes. Entre 1956 e 1959, foi prefeito eleito e, nos anos seguintes, vereador. Sempre próximo do povo caiçara e atuando para minimizar seus problemas, contribuiu como presidente e diretor de várias associações religiosas, sociais e esportivas. Entre elas a Congregação Mariana, a Sociedade de São Vicente de Paula, o Círculo Operário e o Esporte Clube XV de Novembro.

Homem de várias facetas, como um diamante lapidado pelo tempo, faleceu em 09 de janeiro de 2000, recebendo desde então merecidas homenagens. (Texto da Historiadora Denise Lemes

Fundacc

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...