domingo, junho 19, 2016

Cônsul da Holanda visita Caraguatatuba

Fotos: Gianni D’Angelo/PMC



O cônsul honorário da Holanda em Manaus (AM), Peter Jan Tilanus, esteve em Caraguá na terça-feira (14), a convite do prefeito Antonio Carlos. A visita visa atrair investimentos para Caraguá e estreitar laços de cooperação da cidade com o país europeu.  
Acompanhado do vice-prefeito Antonio Carlos Junior, secretários municipais e supervisoras de ensino, Tilanus conheceu as políticas públicas desenvolvidas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) e nos Centros Integrados de Desenvolvimento Educacional (CIDE’s) do Tinga e do Perequê-Mirim, além de visitar o Centro de Evento do Litoral Norte, no Porto Novo. 
Tilanus elogiou a estrutura municipal destinada às crianças, jovens, idosos e às pessoas com deficiência. “Os CIDE’s e o CIAPI não deixam nada a desejar em relação à Holanda, seja em termos de equipamentos e profissionais. O trabalho desenvolvido aqui serve de exemplo para as cidades da região e grandes capitais brasileiras, como Manaus”, reconhece.

O vice-prefeito Junior disse que a crise financeira não chegou à Prefeitura de Caraguá. “Cerca de R$ 140 milhões serão investidos em obras no município até dezembro.”
O prefeito Antonio Carlos destaca que Caraguatatuba é administrada como uma empresa privada. “Não se contrata um serviço sem ter o dinheiro na conta para a implantação e custeio”, explica.  De acordo com o prefeito, existe um projeto de cooperação para tornar Caraguatatuba irmã de uma cidade holandesa. “O objetivo é fazer intercâmbios nas áreas de educação, cultura, esporte e turismo, além de atrair investidores holandeses do setor de exportação e importação.”


CIDE’s e CIAPI       
O cônsul da Holanda, Peter Jan Tilanus, foi recepcionado na Secretaria de Educação pelo vice-prefeito Antonio Carlos Junior; secretária de Comunicação, Ana Carolina Muri e pela secretária de Educação, Marta Regina Braz. Após as boas-vindas, Tilanus, acompanhado das secretárias de Educação e Comunicação, do vice-prefeito, da supervisora de Ensino, Camila Vicentini Pinheiro e da servidora Marinalva Santana Billa, foi conhecer o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) e nos Centros Integrados de Desenvolvimento Educacional (CIDE’s) do Tinga e do Perequê-Mirim.

No CIAPI, o cônsul e a equipe do Governo Municipal foram recebidos pela secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, que apresentou as salas utilizadas nas atividades de informática, culinária, artes, expressão corporal, estimulação cognitiva, jogos, música, aprendizagem, eventos, refeitório, descanso e higienização; além do complexo esportivo (piscina aquecida e acessível; quadra de bochas e poliesportiva, academia) e do setor de apoio especializado (enfermagem, serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, assistência médica); e a sede da secretaria. 

Após conhecer a estrutura destinada ao atendimento dos idosos e pessoas com deficiência, a comitiva seguiu em direção ao CIDE Ministro Paulo Renato de Souza, no Tinga. O complexo compreende a EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho e o CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano.  Em seguida, o visitante se dirigiu ao CIDE Rose Neubauer, no Perequê-Mirim. O conjunto é formado pelo CEI/Emei Prof. Francisco Assis de Carvalho e pela Emef Euclydes Ferreira.
Durante a visita pelos CIDE’s, Tilanus contou um pouco da história holandesa para os alunos, conheceu a metodologia de ensino e ficou impressionado com a atenção dispensada às crianças menores de dois anos de idade, nos Centros de Educação Infantil de Caraguá. De acordo com o cônsul, na Holanda todas as escolas são integrais. Os alunos vão almoçar em casa e retornam após o almoço. “Quem precisa deixar o filho na escola o dia inteiro, paga uma taxa extra que varia conforme a renda familiar. Mas aqui todos os alunos recebem três refeições diárias sem nenhum custo adicional para os pais”, compara.  






O cônsul disse que crianças holandesas permanecem com os pais até os dois anos. “Deixar uma criança tão jovem na creche é uma responsabilidade muito grande. Envolve questões legais e normas de tratamento, mas em Caraguá, recebem todos os cuidados.” 
O visitante – Atuando no Consulado da Holanda em Manaus desde 2014, Tilanus começou trabalhar no Brasil em 1991, como diretor de desenvolvimento de negócios da Shell. Nesse período, o holandês também ocupou cargos de direção em empresas e grupos de investimentos De Gezonde Zaak, Ohra, Aon Verzuim Management, Verzuim Data Nederland, Tiwa Amazone Ecoresort, Grupo Brasil Euro Invest, Sanaconcept BV, Minas Gás e Supergasbras. Além de exercer a função de cônsul, Peter Jan Tilanus, é representante da Câmara de Comércio Brasil-Holanda e empresário do ramo de investimentos.

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...