quinta-feira, junho 23, 2016

Escritora de Caraguá é premiada na Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista


A escritora Carla Terra, foi premiada no último sábado (18/6), na Biblioteca Parque Villa Lobos, em São Paulo, na Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista 2015/16, com o Conto “A morte do ateu”, trazendo pela segunda vez o troféu para Caraguatatuba. Concorreram nesta edição do Mapa Cultural, 600 autores de 160 cidades do estado de São Paulo, na categoria literatura. Os selecionados desta fase da área receberam um Prêmio em dinheiro e terão suas obras publicadas em uma antologia.O conto retrata as dificuldades encontradas por uma família de classe média para enterrar seu patriarca, o velho Aureliano, honrando o ponto de vista do morto, que era ateu, através de um ritual laico. Faz uma crítica social sobre os costumes, mostrando como a sociedade está despreparada para acolher as diferenças.
Carla Terra, além de escrever, é artista plástica e leciona artes no Colégio Imperatrice. Sobre suas obras, ela afirma que: “Trabalho com a arte enquanto forma de expressão da minha poética, a técnica é apenas instrumento de catarse, tanto faz escrever ou pintar. Por vezes acredito na imagem com a força que se impõe aos olhos, sem consentimento, num dialogo ancestral. Por vezes preciso ser mais explicita e codificar as imagens em palavras, jogar as imagens na luz da razão, então escrevo!”É a segunda vez que Carla Terra é premiada na Fase Estadual, quarta vez na Fase Regional e sexta vez na Municipal. A artista será homenageada e participará do 8º Sarau Poético, que será realizado neste sábado (25/6), às 19h, no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba.

Sobre o Mapa Cultural PaulistaO Mapa Cultural, programa da Secretaria de Estado da Cultura, executado pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, tem como objetivo identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção artística no estado de São Paulo. Os artistas inscritos passam por quatro fases: Municipal, Regional, Estadual e, por fim, de Circulação.Na fase Estadual, todos os selecionados da fase Regional participam de um evento na cidade de São Paulo, com o intuito de ampliar a visibilidade às obras, dos artistas participantes e do programa. E na fase Circulação, as produções da área de Literatura são publicadas em uma antologia, elaborada pela Abaçaí Cultura e Arte, e distribuídas aos artistas selecionados, bem como aos equipamentos públicos em municípios do estado de São Paulo. Mais informações: (12) 3897.5661. 

Fundacc

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...