quinta-feira, abril 30, 2015

Caraguá recebe projeto “Palcos, Ruas e Galerias” da Cia. Domínio Público nesta sexta e sábado


A ação prevê a circulação de três espetáculos, que revelam possibilidades de uso do espaço cênico na dança em lugares públicos ao ar livre, convencionais e alternativos, além de uma oficina “aula-espetáculo”

A Cia. Domínio Público, de Campinas, apresenta em Caraguatatuba nesta sexta-feira e sábado (1º e 2/5), o projeto “Palcos, Ruas e Galerias”, premiado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. A ação prevê a circulação de três espetáculos que revelam possibilidades de uso do espaço cênico na dança em lugares públicos ao ar livre, convencionais e alternativos, além de uma oficina “aula-espetáculo”. Todas as atividades são gratuitas.
Fotos: Cia. Domínio Público/Divulgação
Na sexta-feira, a programação tem início às 16h, no Calçadão Santa Cruz (no Centro), com a apresentação da coreografia “Posso dançar pra você?” e logo após, às 19h, quem passar pelo Serramar Shopping poderá conferir a obra “Suportar”.
Já no sábado, a companhia oferecerá a partir das 10h, na sala de dança do Teatro Mario Covas, uma aula-espetáculo, na qual os participantes são, simultaneamente, espectadores e criadores. Os interessados em participar devem ter a partir de 15 anos e enviar um e-mail paraoficina@ciadominiopublico.com.br. Para encerrar a programação, será apresentado, às 20h, o espetáculo “Babel”, também no Teatro, que está localizado na Avenida Goiás, nº 187, no Indaiá. Em Caraguá, o projeto será realizado com o apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Governo Municipal. Mais informações: (12) 3897.5661.


Sinopses

"Posso Dançar pra Você"
Intervenção urbana de dança idealizada para espaços públicos com grande fluxo de pessoas. Na fronteira entre a dança contemporânea, o teatro e a performance, a intervenção busca compreender os limites sutis entre o cotidiano e o poético, pedindo permissão àquele que passa para interagir com o seu espaço e interferir em sua rotina.

"Suportar"
Duo de dança contemporânea idealizado para espaços alternativos. Com coreografia que vai do gesto mais simples às quedas mais arriscadas, o espetáculo é atravessado constantemente por um fator preponderante que é a dependência dos corpos, propondo uma reflexão sobre os paradoxos impostos pelas relações, onde há a necessidade de suportar, tolerar, e ao mesmo tempo dar suporte, amparar. O espetáculo conta com trilha sonora original executada ao vivo por um contrabaixista.

"Babel"
Espetáculo de dança contemporânea concebido para espaços cênicos convencionais. Faz uma abordagem crítica sobre o contraste humano entre a essência e a aparência, utilizando as linguagens da dança, teatro, música e multimídia. De forma poética e levemente irônica, o espetáculo procura descobrir a forma como a mentira se tornou uma virtude cotidiana, tentando explorar as possibilidades do “corpo que mente”.

Oficina “Babel: aula-espetáculo”
A proposta de uma aula-espetáculo diferencia-se de uma simples oficina no ponto em que os participantes são, simultaneamente, espectadores e criadores. Ou seja, aqueles que se inscreverem poderão assistir a um trecho do espetáculo “Babel” apresentado pelos bailarinos da Cia. Domínio Público e, em seguida, serão incentivados a compreender ativamente o processo de criação usado para a composição das cenas. Finalmente, eles mesmos irão elaborar suas próprias versões do trecho apresentado, interagindo entre si e com os bailarinos da Cia., brincando de transitar entre os papéis daquele que vê e daquele que é visto em cena. A oficina terá participação dos bailarinos Holly Cavrell, Claudia Millas, Leandro Rivieri, Lineker, Sara Mazon e Talita Florêncio.



Programação – Projetos “Palcos, Ruas e Galerias”:

Dia 1º/5 – sexta-feira
16h – Coreografia “Posso dançar pra você?”
19h – Coreografia “Suportar” – Serramar Shopping

Dia 2/5 – sábado
10h - Oficina “Babel: Aula-Espetáculo” – Teatro Mario Covas
20h – Espetáculo “Babel” – Teatro Mario Covas

Fundacc

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...