sexta-feira, abril 29, 2011


Litoral em Dança - Mostra Nacional de Dança Profissional tem ingresso solidário

JC Curtis/Fundacc
Caraguá é palco do Litoral em Dança, evento qealizado no Teatro Mario Covas, até o próximo domingo (1º/05). A novidade desta edição é que a Mostra Nacional de Dança Profissional não será competitiva e terá entrada solidária de um pacote de fralda descartável todos os dias.
Nesta sexta-feira (29), a Raça Cia de Dança, de São Paulo, apresenta “Cartas Brasileiras”. O espetáculo é resultado de uma coleta de cartas com textos em forma de poesias de diversas gerações de amigos e familiares da companhia. Essas poesias se transformaram em músicas. O resultado final foi uma coreografia com 50 minutos de duração.

No sábado (30), a Companhia Sociedade Masculina exibe duas performances: “Vila”, que aborda questões referentes ao amor como afeto, perfeccionismo, zelo e término de relacionamento, e “Pescadores do Ar” que tem foco no oxigênio como energia e força que movem a vida humana.

No domingo (1º/05), a Companhia de Dança de Diadema encerra o evento com “Crendices...quem disse?”. O espetáculo aborda as crenças populares que estão no dia-a-dia do povo brasileiro. A Cia fez uma pesquisa no romance “A Pedra do Reino”, de Ariano Suassuna, e destaca na performance passagens da obra em que os fenômenos do cotidiano são elementos determinantes do destino de um povo. 

As fraldas arrecadadas durante o Litoral em Dança serão repassadas para o Fundo Social de Solidariedade de Caraguá.
O evento é realizado pelo Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguá, em parceria com a Abaçaí Cultura e Arte e o Governo do Estado de São Paulo.
O Teatro Mario Covas fica na Avenida Goiás, 187, Indaiá. Mais informações no (12) 3881-2623.


Programação

  • Sexta (29) - 20h: Raça Cia de Dança – “Cartas Brasileiras”;
  • Sábado (30) 21h: Companhia Sociedade Masculina – “Vila” e “Pescadores do Ar”;
  • Domingo (1º/05): 19h Companhia de Dança de Diadema – “Crendices...quem disse?”. 


 
Terreiro Ilê 'N Zambi recebe registro de Sítio Arqueológico Histórico do IPHAN

 Daniela Outi

O Terreiro de Candomblé Ilê 'N Zambi, localizado no bairro Perequê Mirim, na cidade de Caraguatatuba, Litoral Norte de São Sebastião, recebeu hoje, dia 18 de março, por volta 14h00, a visita de técnicos do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão do Governo Federal, vinculado ao Ministério da Cultura. 

Os técnicos do IPHAN entregaram ao fundador do Terreiro, Ataualpa Figueiredo, também conhecido por Tata Cajalacy, o documento de registro de Sítio Arqueológico Histórico.
“Estou acostumado a visitar casas de religião de origem africana e o Terreiro Ilê 'N Zambi, me pareceu bastante original, conhecedor de fato da tradicional cultura afro. O registro será um instrumento de proteção para o Terreiro, é uma garantia de permanência”, explica o arqueólogo do IPHAN, Rossano Lopes Batista. 

Com esse registro, o Terreiro passa a ter a garantia de permanência na área onde está localizado, assegurada pelo Governo Federal, assim somente poderá sofrer alguma intervenção com a autorização do seu fundador. 

“A conquista desse registro é uma alegria para todos nós, principalmente porque ainda enfrentamos muito preconceito religioso e também de ordem racial”, disse o fundador do Terreiro, Ataualpa Figueiredo.

História do Terreiro - Tata Cajalacy, fundador do Terreiro Ilê  'N Zambi, chegou em São Sebastião em 1975 e iniciou suas atividades em 1978 no Bairro Pontal da Cruz em São Sebastião, em sua residência.
Os atos religiosos se restringiam a Rezas. Só em 1981 Tata Cajalacy comprou uma chácara no Bairro Perequê  Mirim,  em Caraguatatuba, e fundou o Terreiro Ilê 'N Zambi.
As histórias de dificuldade para realização dos cultos são várias, pois o local era uma área rural, não havia luz elétrica, era tudo realizado a luz de lampião e a condução até o Terreiro era feita por meio de uma trilha.

 Mais Informação:

Terreiro Ilê 'N Zambi
Endereço: Travessa 2 da Avenida Orlando Alves de Sousa n°, 223 - Caraguatatuba - SP - CEP 11668-300
Tel – (12) 3887- 4752 ou (11) 7549- 0626 (com Janaína Figueiredo)

















Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...