sexta-feira, abril 29, 2011





Centenas de pessoas participam de procissão dos excluídos no Sítio Arqueológico de São Francisco


Cerca de 200 de pessoas participaram na sexta-feira 22, de uma programação diferenciada em comemoração à Semana Santa. Com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião, os grupos de moradores e visitantes participaram da  primeira procissão dos excluídos. Com o tema, “dos porões aos céus”, a temática do cortejo foi a cultura negra e suas influências na sociedade.
Foto: Halsey Madeira/ PMSS
A Administração contou também com a parceria do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes) e Paróquia Nossa Senhora do Amparo.
A 1ª Semana Santa Inculturada Afro teve como objetivo proporcionar reflexões sobre a via dolorosa de Jesus e sua correlação sobre a trajetória de sofrimento, resistência e vitória do povo africano em no país.
Cada estação da Via Crúcis foi acompanhada por apresentações de grupos culturais e celebrações entre o percurso nas ruas do bairro.
Em seguida, todos os presentes foram convidados a subir ao Sítio Arqueológico, que era uma fazenda de contrabando de escravos. A procissão chamou bastante a atenção pela diversidade da cultura negra presente na sociedade de hoje. Para o assessor cultural Edson Guerreiro, o break dance é bom para o corpo e para a mente. “dança se faz presente na sociedade como uma saída para as drogas e violência que o povo negro é tão vítima quanto qualquer outro membro da sociedade”, disse.
Após a chegada de todo o grupo ao pátio do sítio, o arqueólogo responsável pelo local, Wagner Bournal, respondeu a uma rodada de perguntas referentes ao Sítio Arqueológico.

Fonte: PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...