terça-feira, abril 19, 2011

Centro Cultural de São Sebastião ‘Batuíra’ tem programação diversificada e atrai grande público em fim de semana de inauguração

No último domingo (17), uma série de atividades aconteceram no Centro Cultural São Sebastião “Batuíra”, no bairro São Francisco, em comemoração a inauguração do novo espaço dedicado à cultura caiçara. Atraindo um grande público ao espaço dedicado a cultura caiçara durante todo o dia.
Foto: Luciano Vieira/PMSS
Dando inicio a programação, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) homenageou o Sr. Januário Ferro, um dos pescadores mais antigos do Litoral Norte. Ferro recebeu das mãos da secretária Marianita Bueno um termo de compromisso de uma nova canoa confeccionada pelas oficinas culturais, que ficará sob sua responsabilidade por dois anos.
Muito emocionados, os familiares do Sr. Januário agradeceram a oportunidade de fazer parte dos eventos de inauguração e parabenizaram a administração pelo espaço dedicado a cultura tradicional.
Após a homenagem, com o apoio da Defesa Civil e Secretaria de Esportes (Seesp), foi dada a largada da corrida de canoas tradicionais. Os vencedores foram Manuel Carvalho e Pedro Moraes, do município vizinho de Ilhabela. Em seguida, a banda “Papo de Samba” animou a todos os presentes com muito samba e pagode. A banda é formada por moradores do bairro de São Francisco, muito conhecida do público sebastianense.
A banda animou também o almoço oferecido para a comunidade local que se fez presente. No cardápio, o famoso “Azul Marinho”, peixe com banana verde e arroz. O prato é típico da culinária caiçara e tem esse nome pela reação que a banana tem quando cozida em panela de ferro escuro, que fica na cor azul marinho.
Leonardo Costa, estudante de 17, gostou muito do espaço e da importância para o bairro. “Ficou bem legal o ‘Batuíra’, agora o bairro tem um espaço importante para a cultura e para eventos que vão atrair mais turistas em busca de conhecer melhor nossa história”, comentou.
Já na parte da tarde, a turma das oficinas culturais de Break Dance se apresentaram sob olhares atentos e muitos aplausos. Os alunos do professor Edson Guerreiro mostraram suas coreografias e também fizeram exibições individuais de improviso.
Na sequência, o músico e assessor cultural, Duda Neves, apresentou seu projeto que realiza nas oficinas culturais da cidade, o “Duda Neves e Orquestra Percussiva”. O músico chamou as crianças presentes no evento e deu uma aula de música misturada a educação ambiental. Todos os instrumentos criados com sucata foram recolhidos nas praias do município por Duda.
Neves deu um show a parte, em sua apresentação, o músico fez com que o público participasse de sua orquestra. Tampinhas de garrafa pet foram distribuídas para a comunidade que imitava os sons que o artista fazia.
Logo após, Duda fez uma apresentação solo cheia de convidados especiais. A primeira música interpretada pelo baterista foi “Deus Salve as Baleias”, música tema da campanha da ONG internacional, Greenpeace. As participações no pocket show ficaram por conta do cantor de rap do Morro do Abrigo, Bruninho BMC e de professores monitores culturais.
Encerrando a programação, o músico local, Antônio Carlos, cantou sucessos do “Rei” Roberto Carlos e a bateria da escola de samba Acadêmicos de São Francisco fechou a noite relembrando seus antigos enredos.
A auxiliar de consultoria Amanda Binatto, 22 anos, achou o projeto do Centro Cultural de São Sebastião muito bom. “O Batuíra como um todo será ótimo para o bairro de São Francisco, se tiver eventos todos os fins de semana então, será melhor ainda, para desenvolver o bairro e atraírem mais visitantes”, afirmou.

Histórico

O Abrigo Batuíra era uma instituição pertencente ao centro espírita Verdade e Luz. O início do funcionamento data da segunda metade do século XX, como o objetivo de executar obras sociais, educacionais e fomento à geração de renda.
O local servia também como colônia de férias da instituição, igualmente em caráter social: os órfãos e idosos de Porto Ferreira e Poá (SP), cidades sedes do centro espírita, vinham passar as férias na praia.
O bairro Morro do Abrigo ganhou este nome em razão do Abrigo Batuíra, o qual fundou, também, a primeira escola do bairro São Francisco.
Devido à falta de capital, entretanto, o local foi se deteriorando ao longo do tempo. A atual administração restaurou o espaço e criou o Centro Cultural de São Sebastião “Batuíra”.
A partir de agora, o Centro Cultural recebe durante a semana as oficinas de música, coral, artesanato, pintura em tela, dança de rua, jazz, panela de barro, entre outras. O local também servira como sede do Sítio Arqueológico e ensaios da congada, entre outras manifestações artísticas e culturais
Os interessados em participar podem se inscrever no próprio Batuíra ou na Sectur pelo telefone (12) 3892-2620.

Fonte: PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...