domingo, janeiro 31, 2016

Caraguá é sede dos Jogos Regionais do Interior pela 7ª vez em 12 anos

Fotos: Gianni D’Angelo/PMC e Luis Gava/PMC

A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da última 4ª feira (27)

A secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo escolheu Caraguatatuba como sede dos 60º Jogos Regionais do Interior. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da última quarta-feira (27). A competição será disputada entre os dias 20 e 30 de julho. O município recebe o evento pela 7ª vez nos últimos 12 anos.  A cidade despontou no cenário da 2ª Região Esportiva em função da estrutura criada para a prática desportiva.   



O secretário de Esportes, Luiz Carlos de Mello Cardim, disse que manifestou a intenção de sediar a 60ª edição dos Regionais nos anos de 2014 e 2015. “Protocolamos o pedido na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Temos infraestrutura pronta com campos de futebol, ginásios e alojamentos.” De acordo com Cardim, Caraguá é parceira do Estado. “No ano passado, recebemos os Jogos Regionais do Idoso pela 5ª vez e o 44º Campeonato de Futebol Escolar ‘Bom de Bola, Bom de Escola’”, recorda. 
Cerca de oito mil atletas de 40 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e parte da Grande São Paulo (2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo) disputam competições de atletismo, atletismo PCD, basquetebol, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, natação PCD, taekwondo, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.  O Caraguá sediou o torneio nos anos de 2004, 2005, 2008, 2012, 2013 e 2014. 
Os 60º Jogos Regionais do Interior são uma realização da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba.
A Estrutura
Caraguá se destacou no cenário desportivo do Litoral Norte, Vale do Paraíba e parte da grande São Paulo por ter sediado os Jogos Regionais de 2004, 2005, 2008, 2012, 2013 e 2014, em função da infraestrutura composta por 10 piscinas, 11 ginásios de esportes (mais dois em construção nos CIDE’s do Perequê-Mirim e Casa Branca e a aquisição do Ginásio do XV de Novembro), cinco quadras de tênis e 11 campos de futebol, além de via adequada para provas de ciclismo de grande porte, pista de bicicross, arena de vôlei de praia e beach soccer, rampa de voo livre, ciclovias, calçadão e as praias para os esportes náuticos. Caraguá também recebeu os Jogos Regionais do Idoso de 2003, 2009, 2012, 2014 e 2015.  
A secretaria de Esportes atende cerca de 16.300 pessoas em 53 modalidades, nos segmentos sócioeducativo (4 a 17 anos), rendimento (competição) e participação (promoção da saúde) em 42 núcleos esportivos.
Pesquisa
Em 2013, os chefes das delegações esportivas aprovaram a abertura, alojamentos, equipe de manutenção, instalações esportivas e o trabalho do Comitê Organizador dos 57º Jogos Regionais do Interior. A pesquisa foi respondida pelos membros das comissões técnicas durante o evento, que movimentou Caraguá entre os dias 3 e 13 de julho.
A avaliação serviu para mostrar o desempenho do município na organização dos Jogos Regionais. Para 56,92% dos pesquisados, a abertura do evento foi boa e para 42,42%, excelente; os alojamentos receberam conceito excelente para 57,57% dos participantes; as instalações esportivas foram avaliadas como boas por 66,01% dos participantes e 72% avaliaram como excelente o atendimento do Comitê Organizador.
A pesquisa demonstrou que 42,42% dos consultados consideraram a cerimônia de abertura excelente, 56,92% definiram como boa e 0,66% acharam regular.
Os alojamentos obtiveram índices de 57,57% para excelente e 41,77% para bom. Apenas 0,66% dos entrevistados acharam as acomodações insatisfatórias.
Para 66,66% dos avaliadores, a equipe de manutenção dos alojamentos foi excelente. Já 32,68% dos chefes das delegações disseram que o grupo fez um bom serviço, e 0,66% definiu o trabalho como regular.   
As instalações esportivas de Caraguá são excelentes 33,33% e boas para 61,01% das delegações. Apenas 0,33% atribuíram conceitos regulares e insatisfatórios ao item. 
O trabalho do Comitê Organizador dos Jogos Regionais recebeu avaliação excelente de 72,72% dos entrevistados; 26,95% classificaram o desempenho da equipe no evento como bom; e 0,33% acharam o serviço prestado insatisfatório. 
Confira o resultado da pesquisa sobre os 57º Jogos Regionais
Itens/Notas
Excelente
Bom
Regular
Insatisfatório
Abertura
42,42%
56,92%
0,66%
0%
Alojamento
57,57%
41,77%
0%
0,66%
Equipe de Manutenção - Alojamentos
66,66%
32,68%
0,66%
0%
Instalações esportivas
33,33%
66,01%
0,33%
0,33%
Equipe de trabalho –  atendimento do Comitê Organizador
72,72%
26,95%
0,33%
0%











Caraguá espera receber mais de 250 mil visitantes durante o Carnaval 2016




A Prefeitura de Caraguá e a FUNDACC preparam uma programação muito especial para moradores e turistas, que irão pular o Carnaval na cidade.
O “Mais Folia Pra Você” conta com diversas atividades na Praça da Cultura, Praça Cândido Mota e Avenida da Praia, no centro da cidade, na Praça Irmã Lucila, no bairro Massaguaçu e no Centro de Eventos do Litoral Norte, no bairro Porto Novo.


Foto: JC Curtis/Fundacc

Na programação, Desfiles de blocos, shows musicais com baile popular, matinês e Carnaval de Antigamente. Serão mais de 250 mil visitantes (turistas e veranistas) durante os dias de folia.
A programação começa no domingo (31), às 9h, na Prainha, com o Caraguá SUP Folia, uma remada de stand up e caiaque pela orla de Caraguá, com os participantes fantasiados. As melhores fantasias serão premiadas e haverá sorteio de brindes.

Carnaval Antecipado - Os shows do Carnaval antecipado serão na praça da Cultura e começam na terça-feira (2) com a apresentação de Bocato & Deca. Na quarta-feira (3) é a vez do Bicho de Pé invadir a Praça da Cultura, com o ritmo do forró universitário. Na quinta-feira (4), o público dançará ao som de Paula Lima, com muito MPB. Todas as apresentações iniciam a partir das 21h.
Agenda - Já na sexta-feira (5), o tradicional Corso de Abertura e o Desfile de Bonecões saem da Praça Cândido Mota, às 20h, com destino à Praça da Cultura, onde haverá o Grito de Carnaval “Essa festa é pra você”, a partir das 21h, com Grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga. O Bloco Gaiola das Loucas faz seu desfile pela Avenida da Praia até a Praça Ton Ferreira, às 20h.
As matinês serão na Praça Candido Mota de sábado (6) a terça-feira (9), sempre às 16h, com as apresentações intercaladas das bandas Feira Livre e Mascara Negra.
Foto: Gianni D'Angelo/PMC

Este ano, os bailes populares do Carnaval de Antigamente acontecerão em diversos pontos da cidade, de sábado (6) a terça-feira (9). Na Praça da Cultura a animação será com a New Band, sempre das 21h às 0h. Na Praça Cândido Mota, a Banda Máscara Negra e Feira Livre serão os responsáveis em animar os foliões, também das 21h às 0h. Já na Praça Irmã Lucila, a animação começa sempre às 20h, com a banda Sacarolha. No Centro de Eventos do Litoral Norte, no bairro Porto Novo, de sexta (5) a segunda-feira (8), haverá show popular com a Banda Barcelona, das 22h às 2h e na terça-feira (9), das 20h às 0h.
Haverá também os desfiles de blocos tradicionais como Bloco das Piranhas, do Urso, Sem Noção e Azedô o Pé do Frango na região central. No Massaguaçu, o Bloco Devotos da Cheirosa e a Tropa de Litro fazem apresentações pelas ruas e avenidas do bairro até a Praça Irmã Lucila.
A novidade deste ano é o desfile do Bloco dos Troxas, no bairro Porto Novo. A saída está marcada para as 23h do quiosque próximo ao Centro de Eventos, segue pela Av. Geraldo Nogueira da Silva e retorna ao quiosque.
No Massaguaçu, os foliões poderão continuar o carnaval ao som do Zirinho da Bahia, às 22h e em seguida o show da Mara Amaral.
O Carnaval 2016 é promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e da Fundacc.

Confira Programação Completa:

Janeiro
Dia 31 domingo
9h – Caraguá SUP Folia – Remada de stand up e caiaque pela orla de Caraguá, com os participantes fantasiados. Premiação para as melhores fantasias e sorteio de brindes. Saída da Prainha.

Fevereiro
Centro
Dia 5 sexta-feira
20h – Corso Carnavalesco - Saída da Praça Dr. Cândido Mota, com destino à Praça da Cultura
20h – Desfile do Bloco Gaiola das Loucas - Saída Av. Geraldo Nogueira da Silva/Av. Arthur Costa Filho, com destino à Praça Tom Ferreira
21h – Grito de Carnaval Praça da Cultura “Essa festa é pra você”, com Grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga.

Dia 6 sábado
16h – Matinê na Praça Dr. Cândido Mota (Centro) – Animação da Banda Feira Livre
18h – Desfile do Bloco das Piranhas - Saída Av. Geraldo Nogueira da Silva/Av. Arthur Costa Filho, com destino à Praça da Cultura
21h às 0h – Baile Noturno - Praça da Cultura - Animação New Band
21h às 0h – Baile Noturno – Praça Cândido Mota - Animação Banda Máscara Negra

Dia 7 domingo
16h às 19h30 – Matinê na Praça Dr. Cândido Mota - Animação Banda Máscara Negra.
18h – Desfile do Bloco do Urso - Saída da Rua São José Dos Campos/Av. Arthur Costa Filho com destino à Praça da Cultura
21h às 0h– Baile Noturno - Praça da Cultura - Animação New Band
21h às 0h – Baile Noturno - Praça Cândido Mota - Animação Banda Feira Livre

Dia 8 segunda-feira
16h às 19h30 – Matinê na Praça Dr. Cândido Mota - Animação Banda Feira Livre
20h – Bloco Sem Noção - Saída Av. Anchieta/Av. Arthur Costa Filho com destino à Praça da Cultura
21h às 0h – Baile Noturno - Praça da Cultura - Animação New Band
21h às 0h – Baile Noturno - Praça Cândido Mota - Animação Banda Mascara Negra

Dia 9 terça-feira
16h às 19h30 – Matinê na Praça Dr. Cândido Mota - Animação Banda Mascara Negra
19h – Bloco Azedou o Pé do Frango - Saída Rua Irmã São Francisco/ Av. Maranhão/Av. Arthur Costa Filho até Praça da Cultura
21h às 0h – Baile Noturno - Praça da Cultura - Animação New Band
21h às 0h – Baile Noturno - Praça Cândido Mota - Animação Banda Feira Livre.

Massaguaçu
Dia 6 sábado
20h00 – Carnaval de Antigamente - Praça Irmã Lucila - Animação Banda Sacarolha
22h00 – Banda Zirinho da Bahia - Praça Irmã Lucila
22h00 – Bloco Tropa de Litro - Av. Maria Carlota
23h00 – Bloco Devotos da Cheirosa - Av. Maria Carlota
24h00 – Show Mara Amaral - Praça Irmã Lucila

Dia 7 domingo
20h – Carnaval de Antigamente - Praça Irmã Lucila - Animação Banda Sacarolha
22h – Banda Zirinho da Bahia - Praça Irmã Lucila
22h – Bloco Tropa de Litro - Av. Maria Carlota
23h00 – Bloco Devotos da Cheirosa - Av. Maria Carlota
24h00 – Show Mara Amaral - Praça Irmã Lucila

Dia 8 segunda-feira
20h – Carnaval de Antigamente - Praça Irmã Lucila - Animação Banda Sacarolha
22h – Banda Zirinho da Bahia - Praça Irmã Lucila
22h – Bloco Tropa de Litro - Av. Maria Carlota
23h – Bloco Devotos da Cheirosa, Av. Maria Carlota
24h – Show Mara Amaral - Praça Irmã Lucila


Dia 9 terça-feira
20h – Carnaval de Antigamente, Praça Irmã Lucila, Animação Banda Sacarolha  
22h – Banda Zirinho da Bahia - Praça Irmã Lucila
22h – Bloco Tropa de Litro - Av. Maria Carlota
23h – Bloco Devotos da Cheirosa - Av. Maria Carlota
24h – Show Mara Amaral - Praça Irmã Lucila

Porto Novo
Dia 5 sexta-feira
22h às 2h – Show Popular com a Banda Barcelona - Centro de Eventos do Porto Novo

Dia 6 sábado
22h às 2h – Show Popular com a Banda Barcelona - Centro de Eventos do Porto Novo

Dia 7 domingo
22h às 2h – Show Popular com a Banda Barcelona - Centro de Eventos do Porto Novo

Dia 8 segunda -feira
23h – Desfile do Bloco dos Troxas - Saída do quiosque próximo ao Centro de Eventos do Litoral Norte, segue pela Av. Geraldo Nogueira da Silva e retorna ao quiosque
22h às 2h – Show Popular com a Banda Barcelona - Centro de Eventos do Porto Novo

Dia 9 terça-feira
20h às 0h – Show Popular com a Banda Barcelona - Centro de Eventos do Porto Novo


quinta-feira, janeiro 28, 2016

Luana Camarah embala Praça da Cultura com clássicos do Rock

Fotos: Gianni D’Angelo/PMC

O Rock’ n’ Roll da cantora Luana Camarah empolgou o público na noite de segunda-feira (25), na Praça da Cultura, no Centro. Os espectadores cantaram e dançaram os grandes sucessos nacionais e internacionais. A apresentação da artista integrou a programação do “Mais Verão Pra Você”, que também oferece shows musicais no Centro de Eventos do Litoral Norte, no Porto Novo. O blues da Amplitude Valvulada abriu a apresentação da semifinalista da segunda edição do The Voice Brasil.
 
O público conferiu hits que marcaram época como “Sweet Child O' Mine”, do Guns n’ Roses; “Numb”, do Linkin Park; “Mercedes Benz”, de Janis Joplin; e “Highway to Hell”, do AC/DC, música interpretada no The Voice Brasil; além das músicas consagradas do rock nacional como “Mulher de Fases”, dos Raimundos; “Proibida Pra Mim”, do Charlie Brown Jr; “Malandragem”, de Cássia Eller, “Me Deixa”, do O Rappa; e “Pais e Filhos”, do Legião Urbana. Os fãs também curtiram as composições de Luana, “Manuscrito” e uma letra feita em homenagem ao vocalista do Charlie Brown Jr, Chorão (morto em 2013), além das versões rock’ n’ roll de “Thriller” e “Black Or White”, do astro Michael Jackson.

O casal Fábio Ferreira e Érica Nascimento passou pela Avenida Arthur Costa Filho no momento da passagem de som da artista. “Não pretendia vir, mas não me arrependi de estar aqui”, disse Ferreira. Érica aprovou diversidade musical do “Mais Verão Pra Você”. “A programação ficou bem eclética, com cantores de vários estilos”, completa.

A cantora Luana Camarah destacou a energia do público. “Quero agradecer a todos pelo carinho. Espero vocês sempre para curtir com a gente. Até a próxima”.




Os shows do “Mais Verão Pra Você” continuam neste final de semana, na Praça da Cultura, com as apresentações de Simoninha, na quinta-feira (28); João Bosco, sexta-feira (29); Scalene, no sábado (30); e 14 Bis, no domingo (31). O Centro de Eventos do Litoral Norte recebe Leonardo, na sexta-feira (29); Ludmilla, no sábado (30); e Anitta, no domingo (31).       

PROGRAMAÇÃO DO MAIS VERÃO PRA VOCÊ*

Praça da Cultura – Avenida da Praia (Centro)
Todos os shows com início previsto às 20h

Janeiro
28 (Quinta)        Simoninha
29 (Sexta) João Bosco
30 (Sábado) Scalene
31 (Domingo) 14 Bis

Fevereiro
2 (Terça) Bocato & Deka
3 (Quarta) Bicho de Pé
4 (Quinta) Paula Lima

Centro de Eventos do Porto Novo
A partir das 0h
Domingos a partir das 22h

Janeiro
29 (Sexta) Leonardo
30 (Sábado) Ludmilla
31 (Domingo) Anitta



Programação sujeita a alterações*

quarta-feira, janeiro 27, 2016

Guilherme Arantes apresenta show gratuito com Orquestra Sinfônica de Caraguatatuba

Fotos: Divulgação


Concerto do artista terá acompanhamento de 25 músicos estudantes e profissionais da cidade na Praça da Cultura

Com 18 canções previstas no setlist, o show gratuito de Guilherme Arantes neste sábado (23/1/2015) terá a participação especial da Orquestra Sinfônica de Caraguatatuba. Cerca de 25 músicos da cidade, entre profissionais e alunos das Oficinas Culturais e Projeto Guri, vão acompanhar o artista na Praça da Cultura, a partir das 22h.

Na véspera do show, haverá ensaio aberto ao público na Praça da Cultura. Nesta sexta-feira (22), às 16h30, os interessados poderão conferir um pouco do que será executado na noite seguinte. De acordo com o maestro Bartolomeu Vaz Mendes, os músicos estão empolgados e ansiosos pela oportunidade de tocar ao lado de Guilherme Arantes.
“A Orquestra Sinfônica de Caraguatatuba iniciou as atividades em 2015 e será a primeira vez que um grupo da nossa cidade vai tocar ao lado de um grande artista brasileiro como Guilherme Arantes. Os músicos estão empolgados porque muitos também são fãs do artista e admiram seu trabalho”, disse Bartolomeu.
Guilherme Arantes – O cantor e compositor brasileiro começou sua carreira como tecladista e vocalista do Moto Perpétuo, grupo de rock progressivo dos anos 70. Segundo o próprio Guilherme Arantes, a banda era híbrida de progressivo (que era moda na época) com a MPB, principalmente mineira com influência do Clube da Esquina.
Com mais de 40 anos de carreira, canções atemporais que emplacaram trilhas sonoras de novelas e a história de muitos brasileiros, Guilherme Arantes além das turnês que divulgam seus mais recentes trabalhos, também se apresenta ao lado de orquestras.
O público poderá conferir músicas como “Um dia um Adeus”, “Planeta Água”, “Lindo Balão Azul”, “Meu Mundo e Nada Mais”, “Amanhã”, entre outras.
O show de Guilherme Arantes integra a programação do projeto Mais Verão Pra Você, realizado pela Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Turismo e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
Programação Mais Verão Pra Você
Praça da Cultura – Avenida da Praia (Centro)
Todos os shows com início previsto às 20h

Janeiro
21 (Quinta) Negra Li
Abertura: Anderson Coelho

22 (Sexta) Nando Reis
Abertura: Lalo Fernandes e Quinteto Storzatto de Metais

23 (Sábado) Guilherme Arantes com Orquestra Sinfônica de Caraguá (22h)

24 (Domingo) Nasi e Banda, com participação especial de Paulo Miklos
Abertura: Banda Bienal

25 (Segunda) Luana Camarah
Abertura: Amplitude Valvulada

28 (Quinta) Simoninha
Abertura: Charles Massimo e Jonny Galo

29 (Sexta) João Bosco
Abertura: Ana Luisa Quarteto

30 (Sábado) Scalene
Abertura: Gaijin Sentai

31 (Domingo) 14 Bis
Abertura: Wander Peixoto

Fevereiro
2 (Terça) Bocato & Deka
Abertura: Pedro Correia Quarteto

3 (Quarta) Bicho de Pé
Abertura: Forró de 3

4 (Quinta) Paula Lima
Abertura: Simplicidade S/A


Centro de Eventos do Litoral Norte (Porto Novo)
A partir das 0h
Domingos a partir das 22h

Janeiro
22 (Sexta) Onze 20
23 (Sábado) Zé Filipe
24 (Domingo) Tuning Show (evento automativo)
29 (Sexta) Leonardo
30 (Sábado) Ludmilla
31 (Domingo) Anitta

*Programação sujeita a alterações

PMC

segunda-feira, janeiro 25, 2016

Guilherme Arantes e Orquestra Sinfônica de Caraguatatuba tocam canções imortalizadas da MPB

Fotos: Gianni D’Angelo/PMC



A apresentação de Guilherme Arantes com a Orquestra Sinfônica de Caraguatatuba levou 8 mil pessoas para a Praça da Cultura, no Centro de Caraguá, na noite de sábado (23). O show integrou o projeto "Mais Verão Pra Você", com programação em duas praças - no Centro e no bairro Porto Novo.



O público, formado principalmente por famílias que levaram cadeiras de praia para sentar na praça ou fixar na areia da praia do Centro, conferiu os grandes sucessos do cantor e compositor brasileiro. A Orquestra, que iniciou as atividades em 2015, reúne 25 integrantes, entre alunos e músicos profissionais dos projetos culturais da cidade.

O setlist foi composto por canções que estavam na ponta da língua do público, como "Brincar de Viver", "Planeta Água", "Meu Mundo e Nada Mais", "Um dia Um Adeus", "Deixa Chover", entre outras. O músico se apresentou pela primeira vez na cidade.

Conversando muito com o público, no intervalo das músicas, Guilherme Arantes disse que estava honrado em participar da grade de shows de Verão. "Fico muito lisonjeado em ser convidado para este projeto tão importante aqui em Caraguá. Vi uma cidade muito motivada, bonita, arrumada, com bom astral e passamos um dia agradável", falou.



Programação Mais Verão Pra Você
Praça da Cultura – Avenida da Praia (Centro)
Todos os shows com início previsto às 20h



28 (Quinta) Simoninha
Abertura: Charles Massimo e Jonny Galo

29 (Sexta) João Bosco
Abertura: Ana Luisa Quarteto

30 (Sábado) Scalene
Abertura: Gaijin Sentai

31 (Domingo) 14 Bis
Abertura: Wander Peixoto

Fevereiro
2 (Terça) Bocato & Deka
Abertura: Pedro Correia Quarteto

3 (Quarta) Bicho de Pé
Abertura: Forró de 3

4 (Quinta) Paula Lima
Abertura: Simplicidade S/A

Centro de Eventos do Litoral Norte (Porto Novo)
A partir das 0h
Domingos a partir das 22h

Janeiro
29 (Sexta) Leonardo
30 (Sábado) Ludmilla
31 (Domingo) Anitta

*Programação sujeita a alterações


Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...