terça-feira, novembro 29, 2016

Ubatuba terá Dia Inclusivo

Para celebrar localmente o Dia Internacional Pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro, a Aubae (Associação Ubatuba Eficiente) com o apoio da Unir e da Secretaria Municipal de Turismo de Ubatuba realizam o Dia Inclusivo nesta data.
As ações vão acontecer em diversos pontos da cidade, como a praia do Perequê Açu e Praça Capricórnio, e serão totalmente gratuitas. A previsão é que haja atividades entre 8h e 22 horas- serão atrações como exposições, desfile, praia e surf acessível, apresentação de esportes adaptados (capoeira, basquete, skate, pakour, jiu-jtsu, entre outros) e show musical no encerramento.
Em meio a essas atividades, estarão presentes personalidades como Pedro Henrique Amorim, conhecido como o primeiro cadeirante do Brasil, segundo do mundo, a conseguir realizar a manobra backflip, além de atletas da seleção Brasileira de vôlei paraolímpico.
Com base no slogan “superando limites”, a organização ressalta que o objetivo é divulgar e promover a  reflexão sobre a luta das pessoas com deficiência, trazendo histórias de superação e inspiração.
“Uma das bandeiras da Aubae (Associação Ubatuba Eficiente) é essa ‘eficiência’. Sabemos que os deficientes, mesmo alguns limitados, são eficientes em algo e podem ser inseridos na sociedade. Esse evento é uma forma de demostrar isso”, explicou Fábio de Jesus Júnior, tesoureiro da entidade, representando o presidente Alexandre Oliveira.
Em 2016, o evento passou a integrar o Calendário Turístico de Ubatuba e é o primeiro ano em que é realizado nesses moldes.
Sobre a data
O dia 3 de dezembro é o Dia Internacional Pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. A data foi estabelecida desde 1998 pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de gerar discussões sobre a situação das pessoas com deficiência, seus direitos e necessidades.
Segundo a ONU, aproximadamente 10% da população mundial vive com algum tipo de deficiência física ou mental, das quais cerca de 80% em países em desenvolvimento. No Brasil existem, segundo dados do censo do IBGE 2010, 45,6 milhões de pessoas que se declaram com deficiência, o que corresponde a 23,9% da população total.

PMU

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...