terça-feira, novembro 29, 2016

Centro de Apoio Social ao Idoso é inaugurado no Sul da Ilha

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugurou no domingo (27/11) o Centro de Apoio Social ao Idoso “Benedito Jorge do Vale Júnior – Sr. Badito”, na Praia do Curral.
Também participaram da solenidade o deputado estadual Edmir Chedid; o presidente da Câmara, Adilton Ribeiro; os vereadores Valdir Veríssimo e Luizinho Paladino; os secretários municipais Marcelo Santos (Assistência Social), Lúcia Reale Colucci (Saúde), Benedito Augusto (Cultura), Sérgio do Vale (Esportes), Daniel Marçal (Meio Ambiente), Luiz Alberto de Faria (Governo) e Maurício Calil (Finanças); e a dirigente regional de Ensino, Edna Paula Roma.
O novo espaço será destinado ao atendimento dos idosos da região sul do município nos mesmos moldes da unidade existente na Barra Velha. O objetivo é promover a reintegração social, com atendimento coletivo de proteção e acolhimento, em período diurno, com atividade física, recreativas e oficinas de artes.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, o ambiente proporcionará acolhimento, proteção e convivência para pessoas com mais de 60 anos, semidependentes, de baixa renda e cujas famílias não têm condições de prover cuidados durante o dia ou parte dele. O atendimento será de forma integral, com alimentação, higiene pessoal, cultura e recreação, em um espaço que respeitará as normas de acessibilidade e segurança.
Nutricionistas, professores de Educação Física, assistentes sociais integram a equipe. Os idosos ainda contam com o transporte. O Centro de Apoio Social ao Idoso “Benedito Jorge do Vale Júnior – Badito” fica na Avenida José Pacheco do Nascimento, 7.570, na Praia do Curral (antigo postinho de saúde).
Homenagem
O Centro de Apoio Social ao Idoso recebe o nome de “Benedito Jorge do Vale Júnior “Seu Badito”, em homenagem a esse caiçara natural de Ilhabela, nascido no bairro do Curral. Filho de Benedito Jorge do Vale e Maria Luiza do Vale foi o segundo filho homem de 11 irmãos. Viveu sua infância e adolescência onde hoje é o Hotel DPNY, que era o engenho de pinga do seu pai, onde brincava e trabalhava.
Além do engenho de pinga, seu pai tinha o armazém de secos e molhados, cerco de pesca e gado. Na adolescência, levava em canoas de voga para a região sul de São Sebastião, Bertioga e Santos a pinga produzida no alambique e bananas da sua produção, trazendo de lá sal, açúcar, carne seca, café e feijão para o armazém de seu pai.
Como perdeu seu pai muito cedo acabou assumindo os negócios da família. Casou-se com D. Maria Joana dos Santos Vale, também nascida na Praia do Curral, com quem teve quatro filhos: Sérgio Roberto Jorge do Vale, Benedito Jorge do Vale Neto, Augusto Sérgio do Vale e Adriano Jorge do Vale. No final dos anos 50 conheceu a costa brasileira numa grande embarcação de pesca de camarão. Em meados dos anos 60 fundou, nessa praia, o Camping do Badito, sendo o pioneiro em Ilhabela, que funcionou até o ano de 2000. Até os últimos anos de sua vida manteve uma rede de pesca, que utilizava para pescar e manter a tradição caiçara. Faleceu em 2014, aos 86 anos.

PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...