sábado, novembro 05, 2016

“Caiçaras: o povo do mar” é encenado neste sábado (5/11) em São Sebastião

Foto: Castelo das Artes
Legenda: Ensaio "Caiçaras: o povo do mar"


O trabalho da Cia. Teatral Castelo das Artes é resultado do Projeto Ademar Guerra de Qualificação em Artes

A Cia. Teatral Castelo das Artes apresenta neste sábado (5/11), às 20h, no prédio da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião (Sectur), no Centro, a abertura do processo de criação da peça “Caiçara: o povo do mar”.  A apresentação é resultado do Projeto Ademar Guerra do Programa de Qualificação em Artes, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e conta com apoio da Sectur. Os recortes das cenas foram inspirados em pesquisas e depoimentos sobre a cultura tradicional.

Com duração de aproximadamente 50 minutos, o trabalho traz no elenco Henrique Cardim, Jessyca Biazini e Juliana Raia. O projeto artístico “Caiçaras: o povo do mar” contou com orientação de Johnny Faustino, de abril a outubro deste ano, e de Maurício Perussi, que acompanhou a direção final da obra, ambos do Projeto Ademar Guerra. Gratuito e para todas as idades, 50 pessoas poderão assistir o trabalho e quem quiser reservar o ingresso pode entrar em contato com o Castelo das Artes pelo www.facebook.com/oCasteloDasArtes, ou ligar para (12) 98232.6922, mas também pode adquirir 30 minutos antes da apresentação.

Segundo os atores, a encenação utiliza uma montagem totalmente diferente do que está Cia. Teatral já utilizou, com foco na diversidade simbólica e levando o Castelo das Artes para "navegar em mares desconhecidos". “Focamos na construção das cenas com elementos do cotidiano do caiçara tradicional e com base em transformações históricas e sociais. Nós buscamos os modos e costumes, que estão a cada dia caindo no esquecimento, e também trazer as belezas e as dificuldades de se viver à beira mar”, explica Jessyca.


Henrique agradece a oportunidade de participar do Projeto Ademar Guerra e afirma que as orientações trouxeram grande amadurecimento a Cia. Teatral. “Tudo que passamos potencializou nosso fazer artístico. Quando passamos pelas etapas de seleção, dentre diversos grupos do Estado, não tínhamos ideia de como seria importante para nosso desenvolvimento. Agradeço a secretária de Cultura, Marianita Bueno, por ter acreditado em nosso trabalho e cedido à contrapartida para que pudéssemos receber os orientadores em nossa cidade e, em especial, a todos os caiçaras que dividiram com a gente um pouco de suas histórias”, completa Cardim.

Após a apresentação, a Cia. Teatral Castelo das Artes organizou uma conversa com o público sobre o espetáculo. “Podemos dizer que este é o primeiro capítulo do processo de elaboração do espetáculo e é muito importante para o desenvolvimento do trabalho ouvir as impressões e contribuições da plateia. Sabemos que vamos receber caiçaras e pessoas que escolheram vir morar a beira mar, e isso constrói uma diversidade de olhares”, finaliza Jessyca.

Durante o processo de pesquisa, a Cia. Teatral também contou com ajuda do Centro Cultural São Sebastião Tem Alma e do Departamento de Patrimônio Histórico (Deppat), que disponibilizaram os acervos de livros e vídeos para consulta. E para a apresentação tem o apoio de Edivaldo Nascimento que cedeu parte do acervo fotográfico.

Sobre a Cia. Teatral Castelo das Artes
A Cia. Teatral Castelo das Artes e é a evolução do Grupo Artístico Fazarte, que esteve ativo de março de 2004 a novembro de 2011. Fundada em 08 de março de 2012, a Cia. já desenvolveu diversos espetáculos teatrais. A pesquisa da cultura caiçara teve início em 2009, com a produção da estátua viva “O pescador”, apresentado nas ruas de São Sebastião e Ilhabela. Ainda dentro do universo caiçara, o Castelo das Artes está com as peças “Mitos e Lendas de São Sebastião” e “O dia que eu peguei o lobisomem”. Outro projeto da Cia. Teatral é a oficina gratuita Esfera Teatral, todas as quintas-feiras, no Centro de São Sebastião. Para saber mais acesse www.oCasteloDasArtes.com.

Sobre o Projeto Ademar Guerra
O Projeto Ademar Guerra, realizado pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, por meio de contrato de gestão com a Organização Social de Cultura - Poiesis, foi criado em 1997 com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos de teatro em atividade no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo. Esta ação se dá por meio da contratação de artistas-orientadores para atuarem junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos, fortalecendo a produção teatral dessas cidades.

SERVIÇO:
“Caiçaras: O povo do mar”
Duração: 50 minutos aproximadamente
Classificação etária: Livre
Ingresso: Gratuito
Dia: 5 de novembro de 2016
Hora: 20h
Local: Início em frente a entrada da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur)
Endereço: Rua Sebastião Silvestre Neves (Rua da Pria), 214, Centro Histórico de São Sebastião
Mais informações: (12) 98232.6922, www.facebook.com/oCasteloDasArtes e www.oCasteloDasArtes.com.

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...