sexta-feira, setembro 01, 2017

Câmara realiza Sessão Solene em comemoração aos 212 anos de Ilhabela



A Câmara de Ilhabela realiza, no próximo domingo (3/9) às 18h, a Sessão Solene em comemoração aos 212 anos de emancipação político-administrativa do município, com entrega de títulos de Gratidão Caiçara e Cidadão Honorário a dez homenageados. A solenidade será realizada no Plenário do Legislativo, situado à Av. Dona Germana, 85, Centro.

Gratidão Caiçara
O Título de Gratidão Caiçara é uma honraria concedida aos filhos da terra que se destacam por serviços relevantes ao município. Este ano, duas pessoas serão agraciadas.

Aos 79 anos, Jair Mendes ou ‘Seu’ Jair como é conhecido, receberá o Título de Gratidão Caiçara proposto pelo vereador Marquinhos Guti (DEM). Nascido no bairro do Perequê, o caiçara trabalhou para Aníbal Telles Correa, antigo dono da “Casa da Princesa”, atual sede do Poder Legislativo.

O atual secretário de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura, José Roberto de Jesus, o Beto de Mazinho também receberá o título proposto pelo vereador Gabriel Rocha (SD). Velejador profissional, tem no currículo vários títulos estaduais, nacionais e internacionais. Foi o único atleta da cidade a fazer parte da equipe pré-olímpica de vela, no período de 1994 a 2001.

Cidadão Honorário
Para aqueles que escolheram Ilhabela como a cidade do coração, a Câmara concede o Título de Cidadão Honorário. Este ano, serão oito pessoas a receber.

O deputado estadual Paulo Alves Corrêa (PEN) receberá o título das mãos da presidente da Câmara, vereadora Nanci Zanato (PPS). Entre as principais frentes de trabalho do parlamentar, estão as ações sociais, especialmente as voltadas a trabalhos de recuperação de dependentes químicos. Luta por emendas para a região e recentemente conseguiu a liberação de uma emenda no valor de R$ 150 mil para a APAE de Ilhabela.

A ex-secretária de Educação, Lídia Sarmento, receberá o título apresentado pelo vereador Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB) pelos relevantes serviços prestados à comunidade e ao município. Nascida em Santo André, é casada e mãe de cinco filhos. Sua história com Ilhabela começou em 1992, quando se mudou para o município com a família. Antes de assumir a Secretaria de Educação, onde ficou por oito anos, de 2009 a 2016, trabalhou como professora de ensino fundamental I, deu aulas de ciências para o ensino fundamental II e ministrou conteúdo e metodologia de matemática para o curso técnico de magistério.

O homenageado Adilton Ribeiro, já esteve na presidência da Câmara no biênio 2015/2016 e também ostentou o título de vereador mais votado da legislatura passada. O ex-vereador receberá o reconhecimento do parlamentar Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM).



A primeira-dama de Ilhabela, Júlia Tenório, será homenageada com o título proposto pelo vereador Thiago Santos, o Dr. Thiago (SD). Nascida na cidade de Guarulhos, Júlia fixou residência em Ilhabela há 27 anos.  Em 1996, casou-se com o agora prefeito Márcio Tenório e tiveram duas filhas. À frente do Fundo Social de Solidariedade tem trazido propostas inovadoras e que visam a qualificação da mão de obra local.
                  
A vereadora Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB), dedicou os títulos à Ceci Pisa e Sérgio Pereira de Araújo. Ceci, desde sempre, lutou pela causa animal, e em 1989 mudou-se para Ilhabela, onde na primeira oportunidade fundou a Associação Protetora dos Animais de Ilhabela (APAILHA), que segue com as atividades até hoje. Resultado do trabalho da entidade, muitos animais carentes receberam suporte em atendimento ao longo desses 20 anos.  Já Sérgio Pereira de Araújo, chegou a Ilhabela em 1968. No ano de 1971 foi convidado a gerenciar o Yatch Club de Ilhabela.  Nesse período, participou da fundação do Grêmio de Vela, época em que levava até o Rio de Janeiro os jovens para regata da escola naval. Também foi um dos fundadores do Rotary Clube de Ilhabela.

Silvana dos Santos Domingues, mais conhecida como Nega da Capoeira, será homenageada pelo vereador Luizinho da Ilha (PSB). Após uma infância e juventude sofrida, Silvana viu na capoeira a chance de mudar a sua história, foi quando começou a dar aulas na Associação de Capoeira Senzala Santos. Com o nascimento do seu primeiro filho, decidiu mudar-se para Ilhabela em busca de um lugar seguro. Desde então, vem realizando importantes trabalhos para a valorização da causa Negra, com o objetivo de resgatar a cultura Afro.
In Memoriam 

O atual secretário de Serviços Municipais, Paulo Cesar Mathias, seria agraciado com o título de Cidadão Horário proposto pelo vereador Gabriel Rocha (SD). Paulão, como é conhecido, era natural de São Paulo e morava há 24 anos em Ilhabela. Com grande experiência comercial, atuou por mais de 16 anos no comércio local em diversos segmentos. Paulão ou Paulinho Maná, como era conhecido no Pontal da Cruz (São Sebastião), faleceu na madrugada do dia 30 de agosto em decorrência de um enfarto..



CMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...