sexta-feira, julho 17, 2015

Lançamento de “O Evangelho em Versos” é destaque em Ilhabela na próxima segunda-feira

Foto: Divulgação
Legenda: O autor caiçara Delcides Cardial, falecido em julho de 2014

por Leninha Viana 

Será lançado em Ilhabela no próximo dia 20 de julho, às 19h no Estaleiro Bar, localizado na Vila, Centro do arquipélago, o livro “O Evangelho em Versos”, de Delcides Mendes Cardial. Escrita em 1999 pelo poeta caiçara, a obra poética é composta de 250 sonetos clássicos parnasiano-simbolistas, natureza de versos que o autor achou mais adequada pelos recursos literários que possui, já que o Evangelho é, em si, verdadeira poesia de versos livres contemporâneos.


Delcides Cardial reportou o Evangelho em natureza versificada, destinada principalmente aos que amam a Palavra, sem, contudo refleti-la, a fim de pô-la em prática em sua vivência, bem como àqueles que desconhecem o veio mais rico da Salvação. Isso lhe foi despertado no exato momento em que, a pedido de um amigo, elaborava um soneto sobre um trecho do Evangelho. Assim nasceu o fruto do trabalho de madrugadas insones e com ele a figura que o próprio autor denomina de: O Cristo Lírico.

D. Cardial jamais pretendeu ser um místico ou considerar-se um santo ou mesmo um profeta. Maravilhou-se, tão somente, da beleza de ter sido buscado por Cristo para servi-lo. O Estaleiro Bar fica na Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 186, na Vila.

O autor
Delcides Mendes Cardial nasceu em 1930 em Ilhabela, casou-se com Anna de Oliveira Cardial e teve três filhos: Marcos, Delana e Patrícia. Católico apostólico romano, engajado na prática missionária da evangelização familiar durante trinta anos, sempre foi uma figura conhecida e respeitada no arquipélago por sua arte com as palavras e também por seu caráter. Em 2014 publicou o livro “Ilhabella da Princeza” – Um sonho em versos, alguns meses antes de falecer, em julho.

Em maio do mesmo ano, D.Cardial foi condecorado com o título de Gratidão Caiçara, homenagem do vereador Luiz Paladino de Araújo, aprovada por unanimidade na Câmara de Ilhabela. A publicação da obra “O Evangelho em Versos” é uma tocante homenagem de sua família, realizando, assim, um sonho muito importante do autor.

“O Evangelho versificado foi sendo maturado e acrescido por constantes revisões, estando agora em condições de ser publicado porque é chegada a hora da colheita” (D.Cardial – in memorian)

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...