quarta-feira, julho 15, 2015

18º Festival do Camarão começa nesta quarta em Caraguá


Além da gastronomia, o evento oferece até domingo, uma extensa programação cultural com o intuito de valorizar, preservar e promover a cultura caiçara

Começa nesta quarta-feira (15/7), às 19h, na Praça da Cultura (antiga Praça de Eventos, no Centro de Caraguá), a 18ª edição do Festival do Camarão, com a apresentação da Banda Municipal Carlos Gomes e Água Viva Coral. Além das 20 barracas gastronômicas, 18 delas de pratos salgados e 2 de doces típicos, o evento prevê até domingo (19/7) uma extensa programação cultural com o intuito de valorizar, preservar e promover a cultura caiçara.
De quinta-feira a domingo, das 10h às 24h, além da programação musical, o público poderá conferir também, diversas atrações como a Casa Caiçara, que oferecerá café feito no fogão a lenha, bolo de fubá e xarope de Caraguatá; Casa da Farinha, com exposição de todo maquinário utilizado para a feitura da tradicional farinha de mandioca; cunhagem de canoa no tronco do Guapuruvu; Tenda do Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos com a exposição fotográfica “Memória” e a audiovisual “Recontando Caraguá”, com depoimentos de antigos moradores sobre a vida caiçara e publicações literárias; e a Tenda das Artes, com artesanato identitário de Caraguá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba para apreciação e comercialização.

No domingo, às 10h, o festival promoverá a Corrida de Canoa Caiçara em frente à Praça da Cultura. Mais que entretenimento para as famílias pesqueiras, a corrida é uma forma de resgatar e manter a tradição. Não é necessário ser pescador para participar e as inscrições deverão ser realizadas a partir das 9h. A novidade desta edição, é que também no domingo, a partir das 12h, integrando a programação do evento, será promovido o 4º Festival de Música Raiz de Caraguatatuba.

O Festival do Camarão é uma realização do Governo Municipal por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em parceria com a Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro. Mais informações: (12) 3897.5661 ou www.fundacc.com.br.
Confira abaixo a programação completa do 18º Festival do Camarão:
Dia 15/7 – Quarta-feiraÀs 19h – Abertura com a Banda Municipal Carlos Gomes e Água Viva Coral
Às 21h – Li Maria
Dia 16/7 – Quinta-feiraÀs 21h – Anderson Coelho
Dia 17/7 – Sexta-feiraÀs 20h – Taty e Vitor
Às 22h – Guayi canta o Mar
Dia 18/7 – SábadoÀs 13h – Helô Figueiredo
Às 15h – Julie Drummond
Às 17h – Roda de Capoeira Angola e Cultura Caiçara com o Grupo Ie Guaiá – Mestre Serginho Burihan (Alunos das Oficinas Culturais do bairro Sumaré)
Às 19h – Puxada de Rede e Samba de Roda – Mestre Angolinha (Alunos das Oficinas Culturais do bairro Perequê-Mirim)
Às 20h – Giselle Maria apresenta “Na Linha do Mar – Uma Homenagem a Clara Nunes”
Às 22h – Caraguá Jazz Sinfônica e Mara Amaral
Dia 19/7 – DomingoÀs 10h – Corrida de Canoa Caiçara
Às 12h – 4º Festival de Música Raiz de Caraguatatuba

Fundacc

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...