sexta-feira, junho 26, 2015

Procissão marítima reunirá pescadores de São Sebastião e Ilhabela na Bênção dos Anzóis




“Não vejo o São Francisco sem a Festa de São Pedro”. A expressão do morador e ex-presidente da Colônia de Pescadores Z-14, Waldemar Zaninelli, que há 40 anos ajuda a organizar a tradicional Procissão Marítima de São Pedro, revela o pensamento da comunidade do famoso reduto de pescadores de São Sebastião. A festa religiosa, que começa duas semanas antes com a Trezena de São Pedro, tem entre seus principais momentos a tradicional procissão, no próximo domingo (28), a partir das 11h, que reunirá pescadores do bairro e de Ilhabela na cerimônia da Benção dos Anzóis em pleno mar.

A procissão deverá reunir cerca de 30 embarcações, segundo Zaninelli, responsável pela procissão em terra. Ela começa após a missa solene que será iniciada domingo (28), às 8h, na Capela do Convento Nossa Senhora do Amparo, a ser celebrada pelo Frei Paulo Roberto Santos Santana. Durante a cerimônia, quatro pescadores levam miniaturas de canoa, remo, balaio e rede, apetrechos de trabalho. Depois acontece o ofertório com casais de pescadores levando o pão, uva, tainha assada e camarão representando o fruto do trabalho dos pescadores.

Da igreja, a comunidade segue em procissão até o píer com as imagens de São Pedro, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora dos Navegantes, São Francisco, Nossa Senhora do Amparo e a canoa pequena com a imagem de São Pedro, usada nas celebrações da Trezena de São Pedro. Cada imagem segue em um dos seis barcos enfeitados pela comunidade pesqueira do São Francisco. A saída do píer está prevista para as 11h e só acontecerá se houver condições adequadas para navegação.

A imagem de São Pedro segue na frente, na embarcação de Amarildo Niceto, responsável pela procissão no mar até Ilhabela para encontro com pescadores  e padres do arquipélago. Os barcos formam uma roda para a cerimônia da Benção dos Anzóis com orações e cânticos. Depois, retomam ao bairro São Francisco com as imagens que são levadas para a Capela Nossa Senhora do Amparo.

Peregrinação

Segundo Zaninelli, há cerca de 50 anos, a festa sempre começa com a Peregrinação de São Pedro pela casa de 13 pescadores. No primeiro dia, acontece a procissão do Mastro saindo da casa de um pescador até o convento. A trezena continua cada dia na casa de uma família onde a imagem permanece. Este ano, disse Zaninelli, a celebração foi especial com a participação de freis franciscanos nas orações e cânticos.

Pela primeira vez, a partir da proposta de Zaninelli, a Trezena contou com o “Cantinho dos Causos” onde os pescadores podiam contar suas histórias durante a cerimônia que sempre terminava em confraternização da comunidade. Após a Trezena, teve início, na quinta-feira (25), o Tríduo de São Pedro, que prossegue até sábado (27), com missas na capela a partir das 19h30. E, em frente ao convento, a partir das 20h, é realizada até domingo (28), a Festa de São Pedro com muita animação, barracas de alimentação, bingo, além de apresentações das oficinas culturais do município e shows no evento que tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião.
Na sexta-feira (26), a noite será de jazz com coreografia de Daniele Silva e apresentação da Banda “Os Traiados” e no sábado (27), entrará em cena na praça, em frente à Capela Nossa Senhora do Amparo, o grupo Descendentes de Rua com coreografia de Jr. Rocha, seguido de show da Banda Sr. Bamba.

A programação cultural terminará no domingo (28), com apresentação do grupo de Break Dance das oficinas culturais, coreografado por Beto Sawada, além do som tradicional da Orquestra de Viola Caipira “Estrela do Ouro” e  show da Banda D´2.

Fonte: PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...