sábado, junho 06, 2015

Caraguá ganha campo de futebol americano


 Caraguá ganha um espaço para a prática de uma nova modalidade esportiva: o futebol americano. O Governo Municipal inicia na próxima semana a demarcação do campo de futebol americano próximo ao Quiosque 39, no Jardim Aruan. Os jogadores do Caraguá Ghost Ship Football, time de futebol americano do município, solicitaram à Prefeitura de Caraguá a construção de um espaço para os treinos da equipe.
O campo terá as medidas oficiais de 120 jardas (109,73 m) de comprimento e 53 jardas (48,76 m) de largura, delimitado por linhas laterais ao longo do comprimento, e linhas finais ao longo da largura. As traves de nove metros de altura em formato “H” serão instaladas em aproximadamente 30 dias.
O Caraguá Ghost Ship Football surgiu há sete meses por iniciativa de um grupo de amigos que acompanham as partidas da National Football League (NFL), a Liga Nacional de Futebol Americano dos Estados Unidos. Os treinos iniciaram nas proximidades da Pista de Pouso do Centro e do Quiosque do Flávio, posteriormente.
O jogador Allan Tripac (defensive tackle/ponta-defensivo) disse que o time conta com 50 atletas. “O time é composto por 22 jogadores titulares, desses 11 formam uma equipe de defesa e outra de ataque que se revezam em campo.”
O técnico do time, Ricardo Medeiros, comentou que o Caraguá Ghost Ship fará um amistoso contra o Ribeirão Pires Vikings no dia 12 de julho na casa do adversário. “Em 2016 nos filiaremos Federação Paulista de Futebol Americano para disputar a Taça 9 de Julho no primeiro semestre. Os atletas estão motivados e na região somos a única equipe com todos os equipamentos do esporte.”  
Como jogador Medeiros defendeu o SP Saint por duas temporadas. “O futebol americano ainda é um esporte amador no Brasil. Somente Vasco e Corinthians contrataram alguns jogadores norte-americanos.”  



De acordo com o praticante Iuri Moura (Center/centro da linha ofensiva), uma decisão técnica motivou a escolha da trave em formato “H”, em vez da “Y”.  “É uma questão de resistência”, explicou.  
O secretário de Serviços Públicos, Sérgio Arnaldo Braz, destacou que no Litoral Norte e no Vale do Paraíba não tem uma estrutura semelhante destinada ao esporte. “O município fará a manutenção periódica do local.”
Os treinos do Caraguá Ghost Ship Football são realizados aos domingos, a partir das 9h, próximo ao Quiosque 39, no Jardim Aruan.
Futebol Americano
Um jogo de futebol americano consiste de uma série de jogadas de curta duração entre as quais a bola não está em jogo. São permitidas substituições entre as jogadas, o que abre as portas a bastante especialização, uma vez que os treinadores põem em campo os jogadores que pensam servir melhor para a situação específica seguinte. O jogo é muito tático e estratégico. Com 22 jogadores dentro de campo ao mesmo tempo (11 por equipe), cada um com uma tarefa atribuída para a jogada seguinte, as estratégias são complexas. O touchdown é a pontuação máxima do futebol americano e equivale a 6 pontos. É conseguido quando o jogador cruza a linha de gol (entrando na end zone) sem ser obstruído

Flag football é uma versão do futebol americano. As regras básicas do Flag são similares as do jogo profissional, mas em vez de derrubar o jogador com a bola ao chão, o defensor deve retirar uma fita (Flag) para parar um down. Na maioria das jogadas, os jogadores usam um cinto, onde as duas flags estão presas por um velcro. O Flag foi desenvolvido para minimizar lesões que o Football (Tackle) poderia trazer, bem como baratear a prática do esporte, cujos equipamentos acabam sendo caros.

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...