Após a segunda audiência pública realizada na noite de quarta-feira
(10/5/2015), o Plano de Mobilidade Urbana de Caraguatatuba segue para revisão,
alteração e complementação das propostas, que serão consolidadas pela comissão
responsável. A primeira audiência ocorreu no dia 27 de maio.
O grupo técnico de trabalho enviará o documento final, em forma de
Projeto de Lei, à Câmara Municipal para
votação e aprovação.
O presidente da comissão técnica, César Abboud, disse que a meta
principal do plano é incentivar e incrementar o uso da bicicleta, com a
implantação de ciclovias, além de priorizar o pedestre com a criação de rotas
acessíveis e transporte coletivo.
O plano pretende também reestruturar e ordenar os fluxos, permitindo
maior eficácia no deslocamento das pessoas e bens de consumo por meio de três
eixos principais – Norte, Centro e Sul.
O eixo Via Expressa, atual Rodovia SP-55 (Rio-Santos), tem aspectos e
funções de avenida expressa, que recebe todas as coletoras que dão acessos aos
bairros vizinhos. A implantação dos Contornos Norte e Sul proporcionará melhor
distribuição dos fluxos de veículos e a diminuição do tráfego intenso da SP-55.
De acordo com Abboud, o plano em sua implementação indica a
municipalização efetiva da Rodovia SP-55. Serão instalados pontos de ônibus, em
plataformas acessíveis, em toda a extensão.
Estão previstos na Via Expressa quatro terminais de médio porte de
ônibus urbano, localizados nas regiões norte, região sul e central. Com isso,
haverá dinamização do tempo de viagem do transporte coletivo, facilitando o
acesso da população aos seus destinos.
A via interbairros também ligará todos os equipamentos públicos
(escolas, creches, postos de saúde, esporte, lazer e cultura) do município, com
ponto de ônibus composto por plataformas acessíveis.
O segundo eixo - Via Turística -, já está em andamento com as
reurbanizações na orla de Caraguá. Com essas reestruturações houve melhoria do
fluxo e a reorganização dos caminhos de pedestres (calçadas), ciclistas e
automotores.
A Via Turística interliga os pontos turísticos da cidade e inicia no
Centro de Eventos do Litoral Norte, na praia do Porto Novo e encerra na Praça
Maria Carlota, na Massaguaçu.
Já o eixo Contorno Norte-Sul atenderá principalmente as cargas e
descargas (zona de logística para atividades de escoamento e econômicas e fluxos
de veículos locais e ampliado devido ao turismo).
Elaboração – O Plano de Mobilidade Urbana de Caraguatatuba foi elaborado
em 50 encontros por técnicos das secretarias da Pessoa com Deficiência e do
Idoso, de Assuntos Jurídicos, de Planejamento e Tecnologia da Informação, de
Trânsito e Defesa Civil, de Urbanismo, de Habitação, de Obras Públicas e de
Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Muitas metas passaram por alterações ou
complementações. O texto está disponível no endereço eletrônico www.caraguatatuba.sp.gov.br.
Legislação – Caraguá está entre os 28,2% dos municípios que prepararam o
plano dentro do prazo de três anos fixado pelo Ministério das Cidades. Os
outros 71,8% ainda não concluíram o documento base.
O plano atende a Lei Federal 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que
instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana como instrumento da política
nacional de desenvolvimento urbano. O objetivo é a integração entre os
diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das
pessoas e cargas.
PMC
Nenhum comentário:
Postar um comentário