sábado, junho 27, 2015

Prefeitura de Caraguá lança Programa Ondas do Bem

Fotos: Gianni D’Angelo

Representantes de diversos setores da sociedade civil organizada estiveram na manhã desta quarta (23/5/2015) reunidos com o prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, o vice-prefeito, Antonio Carlos da Silva Júnior, secretários municipais e adjuntos para o lançamento do Programa Onda do Bem. O evento foi realizado na futura sede do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no Jardim Jaqueira.
O programa foi regulamentado pelo Decreto Municipal 290, de 3 de junho de 2015, que institui o serviço voluntário no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta de Caraguatatuba, com o objetivo de estimular  e fomentar ações voluntárias de cidadania e envolvimento comunitário.


De acordo com a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, a proposta é que o trabalho voluntário seja exercido, inicialmente, no CIAPI, após o início das atividades no segundo semestre de 2015.
O Centro será um espaço novo e moderno, inédito na região, um dos poucos no país a atender de modo interdisciplinar pessoas com deficiência e idosos - o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).

Proporcionará aos frequentadores, atividades de caráter social, educacional, cultural, de esporte, lazer e saúde. Também promoverá a garantia de direitos, o desenvolvimento de habilidades, a funcionalidade humana, o envelhecimento ativo e a participação social.

O Projeto divide-se em dois serviços específicos – o Centro Dia e o Centro de Convivência, que funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Família Acolhedora – O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Marcelo Paiva de Medeiros, durante a solenidade também anunciou que nos próximos dias o Projeto Família Acolhedora será encaminhado à Câmara. Este prevê que as famílias de Caraguá se cadastrem na Prefeitura para receber ajuda de custo com o objetivo de cuidar de crianças que seriam encaminhadas ao abrigo.

Esse projeto segue orientação da Constituição Federal artigo 227 e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) artigo 34 e também do Plano Nacional de Acolhimento. “Toda criança tem o direito ao convívio familiar ainda que não seja sua família de origem”, afirmou o secretário.


O abrigo trata as crianças de forma coletiva e a idéia do projeto é tratar a criança de forma individualizada.

Fonte: PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...