domingo, junho 14, 2015

Encontro de Escolas de Governo debate capacitação de servidores públicos em Caraguá


O 3º Encontro Paulista de Escolas de Governo Municipais discutiu na quarta-feira (10/6/2015), a capacitação e formação dos servidores nas prefeituras. Cerca de 150 pessoas, entre secretários municipais, gestores públicos, funcionários e acadêmicos de diversas regiões do Estado de São Paulo participaram do encontro, no Teatro Mario Covas.
Foto: Luis Gava/PMC

O vice-prefeito de Caraguá e secretário de Comunicação, Antonio Carlos da Silva Junior; o chefe de gabinete e respondendo pela Presidência do Cepam, Silvio Aleixo; o secretário municipal de Administração, Silvio Tavares de Andrade; e a secretária de Planejamento, Flávia de Oliveira Silva, fizeram a abertura do fórum.

O vice-prefeito Antonio Carlos Junior falou sobre a dificuldade de administrar uma cidade. “A União fica com 62% dos impostos arrecadados no país, os estados com 25% e apenas 13% são repassados aos municípios. Precisamos da ajuda dos governos federal e estadual para gerar qualidade de vida para a população.”  

O chefe de Gabinete do Cepam, Silvio Aleixo, destacou três temas importantes para os municípios nos próximos anos. “As Escolas de Governos têm papel relevante na discussão do Plano Nacional de Educação, envelhecimento da população e da economia criativa”, explicou.

A secretária de Planejamento, Flávia Oliveira Silva, comandou a secretaria de Administração durante a criação da Escola de Governo de Caraguatatuba. “O prefeito Antonio Carlos compreendeu a importância da Escola de Governo investiu na profissionalização do servidor com a realização de concursos públicos e cursos de capacitação”, recordou.

O secretário de Administração, Silvio Tavares de Andrade, disse que cerca de 500 servidores da Prefeitura de Caraguá passaram por capacitação, entre fevereiro e junho de 2015. “Os funcionários foram qualificados em cursos de primeiros socorros a gerente de cidade.”     

O 3º Encontro Paulista de Escolas de Governo Municipais foi realizado pelo Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal), em parceria com o Governo Municipal, por meio da secretaria de Administração.

Palestras e painéis

O público assistiu às palestras “Escolas de Governo: Perfis e Panorama”, com a coordenadora da Escola Cepam de Gestão Municipal, Roseli Minas e a técnica do Cepam, Marli Leite; “Velhos Dilemas para novos desafios e a formação dos gerentes do setor”, com o psicólogo, mestre em Saúde Pública, MBA em Controladoria do Setor Público e docente da Faap/SP, Mário Augusto Porto; e “Ética no Serviço Público”, com mestre em Sociologia pela Universidade de Campinas (Unicamp) e professor auxiliar da Universidade Metodista, Guilherme Flynn Paciornik. O coordenador do curso de Gerente de Cidade da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), Mario Pascarelli Filho, explanou sobre a pós-graduação na área.

Sete painéis temáticos promoveram discussões sobre a capacitação nas Escolas de Governo e/ou nos Centros de Treinamento e Desenvolvimento no período da tarde. A secretária municipal de Habitação, Rosa de Fátima Rangel Franca, foi a moderadora dos painéis.

Atualmente, existem 39 escolas de governo no Estado de São Paulo. O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) é uma fundação do governo de São Paulo, vinculada à secretaria de Planejamento e Gestão, que apóia os municípios no aprimoramento da gestão e no desenvolvimento de políticas públicas.


Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...