domingo, agosto 06, 2017

Minecraft contribui para o ensino de geometria em sala de aula

Fotos: Cláudia Moysés/PMC


Matemática pode não ser muito fácil, a princípio. E os jogos virtuais podem ajudar muito o processo de aprendizagem.
Essa foi a aposta da professora Márcia Gonçalves Lima, da EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, ao utilizar o jogo Minecraft para ensinar poliedros de forma criativa para os alunos dos 6º anos, da EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado.

O Minecraft é um é um jogo eletrônico que permite a construção de personagens, objetos e cenários usando blocos (cubos). O game foi criado em 2009 pelos projetistas suecos Markus Persson e Jens Bergensten.
“Meu objetivo foi apresentar a geometria de uma maneira lúdica e divertida para os alunos. Trabalhamos o bidimensional, o tridimensional e unidade de medidas. O Minecraft foi utilizado como forma de contextualização e também como motivação, já que o produto final deveria ser um objeto tridimensional”, explicou a professora de Matemática.
Num primeiro momento, as crianças realizaram pesquisas sobre poliedros, não-poliedros, formas geométricas, prismas e pirâmides. Após esse primeiro contato, foram apresentados aos sólidos em três dimensões em blocos de madeira. Na terceira etapa, partiram para o desenho e construção dos personagens ao estilo Minecraft.
“Cada grupo escolheu seus personagens e fez a montagem de cada um com materiais recicláveis. O resultado foi muito positivo”, afirmou Márcia.
Os trabalhos podem ser conferidos na exposição das peças, no saguão da Secretaria de Educação, na Avenida Rio de Janeiro, 860, Indaiá.
PMC

Nenhum comentário:

Quarta edição do Ilhabela Sunset é neste final de semana

Dinho Ouro Preto, Sandamí e Dois Reis são as atrações do festival A união de uma bela paisagem, boa música e um lindo pôr-do-sol ac...