sexta-feira, agosto 11, 2017

Festival do Camarão acontece de 11 a 27 agosto em Ilhabela


Evento agita o turismo na cidade com diversas atividades gastronômicas e culturais com aula-show dos chefs Olivier Anquier, Dalton Rangel e Leo Young, além de roteiro com pratos exclusivos criados especialmente para o festival e shows.
A 22ª edição do Festival Do Camarão, tradicional evento da cidade de Ilhabela, acontece entre os dias 11 e 27 de agosto. Já consagrado e reconhecido por elevar a gastronomia local, o festival celebra a participação de 49 restaurantes com pratos exclusivos tendo como protagonista a iguaria regional – o camarão. Além disso, uma Arena Gastronômica promove diversas atividades, como aulas-show, degustações, apresentações musicais e concurso de chef amador. Entre as atrações estão os chefs Olivier Anquier, Dalton Rangel e Leo Young.
Os pratos exclusivos estarão à venda somente durante o período do evento (confira a lista dos estabelecimentos e pratos abaixo) e a preços especiais. Além dos restaurantes participantes, o Festival promove a cultura, através de shows e estimula a criatividade. Nos finais de semana, de18 a 20 e 25 a 27 de agosto, acontece a Arena Gastronômica da Vila, na Praça das Bandeiras, no centrinho histórico da ilha. Ainda terá aulas-show de grandes chefs, concursos, degustações além de muita agito e boa música.
Realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI), com patrocínio da Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Festival do Camarão promove chefs locais, atrai turistas de diferentes cidades e estados, contribuindo para a economia local. Segundo o prefeito Márcio Tenório, a realização do evento é de extrema importância para o município: “Além de ser o acontecimento de maior relevância na área gastronômica em Ilhabela, o Festival contribui com o aquecimento da economia e geração de empregos”, explica. Para o presidente da ACEI, Wilson Santos, “o objetivo do Festival é garantir a geração de renda e emprego para os moradores locais e um destino turístico de qualidade”.
A primeira noite do festival (18) é marcada pela Cozinha Show, com apresentação dos principais chefs locais e convidados. No sábado, dia 19, tem aula show com o chef Olivier Anquier e show da banda Rolling Stones Cover. No dia 20, a Cozinha Caiçara anuncia convidados especiais apresentando as tradições das famílias habitantes da ilha e o chef Leo Young vai na comunidade, na Praia de Santa Tereza, para cozinhar com produtos típicos da região. Na terça-feira (22) a Cozinha Kids prestigia a atividade infantil com alunos da rede pública, dicas de alimentação, desenho temático e brunch realizado por um chef convidado. A aguarda tradicional Paella será preparada ao vivo no dia 25, com o chef Tonhão. A famosa Regata do Camarão acontece dia 26 com a tradicional canoa de cerveja na chegada, com largada e chegada no píer da Vila e, ainda no sábado, acontece aula show com o chef Dalton Rangel. Para fechar a programação, domingo (27), o Concurso Chef amador que elege o melhor cozinheiro amador de Ilhabela.
Para os amantes de camarão, o Festival ainda presenteia os turistas. Na primeira casa visitada, o cliente recebe um “passaporte”, e a cada refeição em um dos restaurantes do circuito, o passaporte ganha um carimbo. Quem tiver mais de cinco ou mais carimbos, de diferentes restaurantes, compartilhar as fotos dos pratos nas redes sociais com a hashtag #ilhadagastronomia, poderá trocar por um presente criado por artesãos locais. O regulamento está no sitewww.ilhadagastronomia.com.br.
Confira a programação:
18 de agosto (sexta - feira)
19h – Abertura da Arena Gastronômica
20h – Cozinha show com chef local
22h – Show da banda Black Rio
19 de agosto (sábado)
19h – Abertura da Arena Gastronômica
20h – Cozinha show com o chef Olivier Anquier
22h – Show da banda Rolling Stones cover
20 de agosto (domingo)
14h – Chef na Comunidade com Leo Young
(Local: Praia de Santa Tereza)
19h – Abertura da Arena Gastronômica
20h – Mostra de Cozinha Caiçara
22h – Show da banda Lô Borges
22 de agosto ( terça - feira)
13h – Cozinha Kids: atividade infantil com participação de alunos da rede pública
23 de agosto (quarta- feira)
17h às 20h – Workshop gastronômico
25 de agosto (sexta - feira)
19h – Abertura da Arena Gastronômica
20h – Tradicional Paella executada ao vivo na arena pelo chef
Tonhão
22h – Show da banda Kiko Zambianchi
27 de agosto (domingo)
14h às 16h – Concurso chef amador na Arena Gastronômica
19h – Abertura da Arena Gastronômica
19h - Festa de encerramento do Festival do Camarão
19h - Premiação chef amador
20h – Cozinha Show com chef local
22h – Show com Flavio Venturini
26 de agosto (sábado)
12h às 18h – Regata do Camarão (Largada e chegada: Pier da Vila)
19h – Abertura da Arena Gastronômica
20h – Cozinha show com chef Dalton Rangel
22h – Show da banda Elvis Presley Cover ARENA

 PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...