quarta-feira, agosto 02, 2017

Começa o 12º Caraguá a Gosto com pratos em três categorias gastronômicas

Fotos: Luís Gava/PMC


A 12ª Edição do Caraguá a Gosto começou nesta terça-feira (1º/8), em 30 estabelecimentos, entre restaurantes, pizzarias, quiosques e bares do município. Moradores e turistas podem experimentar pratos das categorias À La Carte, Pizza e Comida de Boteco & Sabor de Praia até o dia 3 de setembro.  Cerca de 200 pessoas, entre participantes, autoridades, empresários e profissionais de imprensa compareceram ao lançamento do festival na noite desta segunda-feira (31/7), na Secretaria de Turismo, no Centro.

A cerimônia de abertura contou com a participação do prefeito Aguilar Junior; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar; do vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Junior; do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar); do secretário de Turismo, Cristian Bota; e do presidente do Conselho Municipal Turismo (Contur), Rodrigo Tavano, além de secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil organizada.  

O presidente do Contur, Rodrigo Tavano, disse que apoia o Caraguá a Gosto desde a 1ª edição, em 2006. “Nos meses de abril e maio, alguns turistas freqüentadores da cidade perguntam nos hotéis e pousadas sobre o início e os pratos do festival. O evento veio fomentar a baixa temporada e traz o visitante de volta durante o ano”, reconhece.

A secretária de Comunicação, Malu Baracat, homenageou o idealizador e apoiadores do 1º Caraguá a Gosto. “Quero agradecer o ex-prefeito José Pereira de Aguilar, o secretário de Turismo da época, Ricardo Ribeiro e ao então presidente da Associação Comercial, Paulo Bijus. Muito obrigado aos três por fazer um evento de sucesso, que hoje é um diferencial”, recordou.  

A secretária de Comunicação também falou sobre a divulgação do festival em sites, jornais, revistas, televisão e institucional. “Fizemos um plano de mídia mais robusto. Foram mais de 500 fotos dos fotógrafos da secretária de Comunicação, Lucas Camargo, Gustavo Grunewald, Cláudio Gomes e Luís Gava, além das 100 horas de edição e diagramação do Richard Lippi. Pensamos em cada detalhe”, destacou.

O secretário de Turismo, Cristian Bota, reconheceu o empenho dos 30 comércios inscritos no concurso. “Vocês levam dignidade aos pais de família e geram emprego no município. Aquecer a economia local é fundamental. A gastronomia é um pilar do turismo. Vamos nos juntar para melhorar o desenvolvimento turístico do nosso litoral.”

O presidente da Câmara de Caraguatatuba, Tato Aguilar, disse que o comércio é o maior empregador da cidade. “Os comerciantes não deixaram morrer esse projeto tão bonito, que começou lá atrás com o prefeito Aguilar, Ricardo Ribeiro e Paulo Bijus. Nos últimos anos foi bom, mas esse ano o Caraguá a Gosto será ótimo”, enfatiza.

Para o prefeito Aguilar Junior, o evento se consolidou no município. “No início poucos acreditaram na proposta, mas fico contente de ver que o projeto está vivo e no 12º ano. O Caraguá a Gosto transcende qualquer política partidária. Não conheço muitos países, mas os restaurantes de Caraguatatuba não deixam a desejar em nada para diversos restaurantes do mundo. Quero conseguir visitar os 30 estabelecimentos durante o festival”, ressalta.

Ao final da cerimônia de lançamento do 12º Caraguá a Gosto, o público assistiu o novo vídeo institucional da Prefeitura de Caraguatatuba. O vídeo está disponível na FanPage https://www.facebook.com/prefeituradecaraguatatuba/.

Categorias e eleição
Na À La Carte, os chefes de cozinhas elaboraram alimentos à base de carnes, aves, frutos do mar e massas. A categoria Pizza é voltada exclusivamente para confecção do prato. Os petiscos e aperitivos competem na Comida de Boteco & Sabor de Praia, classe criada este ano, a partir da junção dessas categorias.

Os consumidores tornam-se jurados e elegem os melhores estabelecimentos em criatividade, apresentação, sabor do prato, serviço da casa e atendimento do garçom. Haverá cédulas de votação para os clientes, que darão notas de 5 a 10 para cada quesito avaliado. Além de escolher os três melhores em cada categoria, o cliente participa de sorteios de três televisores 42’ e jantares. Os garçons melhores avaliados pelos fregueses também serão agraciados com smartphones, em cada categoria. Os pratos variam de R$ 14,90 a R$ 145.

Estabelecimentos Participantes
Até o dia 3 de setembro, o público poderá conferir as criações dos chefes de cozinhas do Mar e Terra, Akebono, Quiosque Baleia Branca, Gergelin Pizzas, Surf’s, Toca do Robalo, Bar do Hélio, Kintal do Neno, Nori Sushi, Mandunca, Balaio Caiçara, Zanfredo Pasta Bar e Rissoteria, Pizzaria do Neno, Ostra & Ouriço, Quiosque Kiskonofre, Osteria Officina das Pizzas, Taller Gastronomia, Baleares, Dom Quixote, Bar do Julinho, Golfinho Azul, Caiçaras, Arataka Bar, Mr. Jones Snooker Bar, Batatuba, Quiosque Canto Bravo, Quiosque do Marquinhos, Camarim Barber Club, Tapera Branca I, Guaroçá Frutos do Mar.

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...