A Petrobras entregou na noite desta terça-feira (22/10) os
34 troféus aos vencedores da primeira edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo.
A cerimônia de premiação foi realizada no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico,
Rio de Janeiro, e contou com a presença da presidente da Petrobras, Maria das
Graças Silva Foster, do diretor Financeiro e de Relações com Investidores,
Almir Barbassa; do diretor de Abastecimento, José Carlos Cosenza; do diretor de
Gás e Energia, Alcides Santoro, do diretor Corporativo e de Serviços, José
Eduardo de Barros Dutra, do Gerente Executivo da Comunicação Institucional,
Wilson Santarosa, além de representantes de entidades ligadas à imprensa como
ABI, Federação Nacional dos Jornalistas - Fenaj, Associação dos repórteres
Fotográficos - Arfoc e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município
do Rio de Janeiro.
Graça Foster destacou a importância dos jornalistas para a
Petrobras. "A imprensa, não só a que cobre a Petrobras diariamente, merece
o todo o nosso reconhecimento. Não importa se escrevem contra ou a favor da
companhia, com críticas ou elogios. Na maior parte das vezes vocês têm grande
parte da razão e da compreensão", disse.
Foto: Agência Petrobras |
A presidente defendeu a imprensa livre e lembrou ainda que
não vive sem informação. "A primeira coisa que faço no meu dia é procurar
a informação. Eu não consigo trabalhar sem ler o clipping, sem pegar em um ou
dois jornais e ver como caminha a economia, saber se preciso modificar algo que
não foi bem compreendido ou se a informação não estava de fato correta É muito
importante que a imprensa seja livre, que critique e ajude a Petrobras em suas
decisões", falou.
A jornalista Letícia Duarte, do jornal Zero Hora (RS),
recebeu o troféu Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo, das mãos da presidente,
pela reportagem "Filho da rua", que em 16 páginas conta a história de
um menino em situação de rua.
Letícia falou sobre a importância do papel social do
jornalismo. "Foi um projeto muito difícil e costumo dizer que é como um
filho para mim também. Num tempo em que se discute sobre o fim do jornalismo de
papel, a minha reportagem foi publicada em 16 páginas. Então ter um trabalho
desse reconhecido também mostra a valorização das grandes reportagens, do papel
do jornalismo de provocar essas discussões sociais, sobre temas como este da
criança de rua", disse.
Além dos troféus, o Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo
premiou a vencedora com R$ 30 mil (bruto). Os 16 vencedores da categoria
nacional receberam um prêmio no valor de R$ 17,2 mil (bruto) e os 17 vencedores
na categoria regional, um prêmio de R$ 7,15 mil (bruto).
O Prêmio
O Prêmio Petrobras de Jornalismo estreou com grande número
de inscritos. Ao todo foram 1.179 trabalhos recebidos entre os dias 10 de maio
e 31 de julho, de todas as regiões do Brasil. Jornalistas e repórteres
fotográficos de revistas, jornais, rádios, emissoras de televisão e portais de
notícias concorreram aos prêmios no total de R$ 444 mil, para as melhores
reportagens relacionadas a esporte, cultura, responsabilidade socioambiental,
petróleo/gás e energia e fotojornalismo.
A escolha dos melhores trabalhos foi feita em duas partes.
Na primeira etapa, todos os trabalhos recebidos foram avaliados por uma
Comissão de Pré-Seleção composta por cinco jornalistas. Na etapa seguinte, os
trabalhos foram analisados pela Comissão Julgadora, composta por outros cinco
jornalistas, todos com grande experiência jornalística. Após uma reunião final,
a Comissão Julgadora, indicou, entre todos os trabalhos, o vencedor do Grande
Prêmio Petrobras de Jornalismo.
Lançado no dia 10 de maio pela presidente Maria das Graças
Silva Foster como uma das ações em comemoração aos 60 anos da empresa, o Prêmio
Petrobras de Jornalismo tem como objetivo reconhecer a importância dos meios de
comunicação e, sobretudo, dos jornalistas que participam do processo de
democratização e de disseminação de informações relevantes para o país.
O troféu
Criado para representar aspectos importantes referentes à
imagem da companhia, o troféu do Prêmio Petrobras de Jornalismo une diversos
materiais. Em sua base, utiliza a pedra, que remete à rocha do reservatório de
petróleo e gás natural. A transparência do acrílico representa o esforço diário
da Petrobras em manter todos os seus públicos de interesse informados sobre
suas atividades. A chapa de metal representa a imprensa, numa alusão às
impressoras rotativas de jornais e revistas e, sobretudo, o reconhecimento da
importância dos jornalistas. Com pintura interna na cor preta, a mesma chapa
dobrada em formato de gota representa o petróleo, presente de várias formas na
vida de toda a sociedade.
Fonte: Agência Petrobras
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