sábado, agosto 10, 2013

Histórias do fundo do mar

Museu Náutico revela as histórias do fundo do mar de Ilhabela
 
 
Um local onde a história do fundo do mar é resumida em peças náuticas de antigos naufrágios. Este é o Museu Náutico de Ilhabela, que desde o dia 7 de julho está em nova sede, situada na Rua Luiz Ameixeiro, 33, no bairro do Perequê. Antes, o museu estava localizado no bairro Itaguassu.
 
Quem visitar o espaço vai poder observar diversas relíquias em 150m² de muita história. São aproximadamente 2 mil peças em exposição. A mais antiga com cerca de 300 anos: a faca de um pirata do século 17. Em Ilhabela desde 2010, o Museu Náutico traz lembranças que o mar levou embora. Vale ressaltar que arquipélago de Ilhabela concentra um dos maiores números de naufrágios do Brasil.
 
É o que explica o fundador e diretor do museu, Jeannis Michail Platon, que mergulha há 40 anos e reuniu um rico patrimônio que conta a história do fundo do mar não só ao redor da ilha, mas também na região. “A ideia começou em 1992. Um grupo de amigos mergulhadores teve a iniciativa. Cada um tinha alguma peça, inclusive eu. Começou em São Sebastião, com a Fundação do Mar e há três anos estou aqui em Ilhabela”, conta.
 
Platon deu início ao projeto em 1969, quando em seus mergulhos, juntava peças históricas de naufrágios já ocorridos. Outros itens foram obtidos por antigos caiçaras que chegaram a presenciar os naufrágios. O fundador, que era mergulhador profissional da Marinha do Brasil, ainda relata que a maioria das antiguidades que o museu possui são do município de Ilhabela. “Não fazia sentido o Museu Náutico ser em São Sebastião, já que as principais e também a maioria das peças são de Ilhabela”, disse.
 
O turismo é ponto forte desta atração. Segundo Platon, este ano já visitaram o acervo cerca de 12 mil pessoas, entre elas, turistas e moradores locais.
 
“No Museu Náutico, moradores e turistas têm a oportunidade de conhecer a história do fundo do mar de Ilhabela. É um atrativo cultural e histórico da nossa cidade”, comenta o prefeito Toninho Colucci.
 
O secretário de Turismo e Fomento, Harry Finger, comentou importância do museu em Ilhabela. “O Museu Náutico é de grande importância para o turismo do município, pois é mais um atrativo no roteiro de passeio dos turistas,” relata o secretário.
 
Agende uma vista ou obtenha mais informações pelo telefone: (12) 3896-3840. O horário de funcionamento durante a baixa temporada, ou seja, de abril a outubro é das 12h às 18h, exceto às segundas-feiras, quando o museu é fechado para a manutenção e folga dos funcionários. Durante a temporada funciona todos os dias das 10h às 20h. O ingresso custa R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia). Crianças até 8 anos e moradores de Ilhabela não pagam. 

Fonte: PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...