quarta-feira, agosto 28, 2013

Aluno do Instituto Federal de Caraguá faz intercâmbio nos EUA




O aluno de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, Lucas Conelian de Oliveira, 23 anos, embarcou para intercâmbio nos EUA, no último domingo (25/8/2013). Ele estudará Matemática na Universidade Western Illinois, na cidade de Macomb, Estado de Illinois.

Oliveira, que se inscreveu no ano passado no programa Ciências Sem Fronteiras, ficará um ano e meio no exterior. “Minhas notas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estavam acima do exigido pelo programa e da Faculdade também. Houve o incentivo dos professores para me inscrever. Fiz a prova de inglês e passei.”, disse.

O estudante ressaltou que o trabalho desenvolvido pelo IFSP de Caraguá foi fundamental para esse resultado. “O Instituto está abrindo portas na região. O curso de Matemática é um dos melhores do Brasil e os professores são ótimos”.

O professor orientador, Luís Américo Monteiro Júnior, será o tutor do aluno no Brasil, responsável por avaliações mensais. Júnior selecionou junto com o bolsista as disciplinas que serão cursadas. “Lucas participou de programas de iniciação científica e é muito estudioso”, disse.

Estímulo – Outras três alunas do curso de Matemática do IFSP estão em processo de seleção para intercâmbio, sendo duas para os EUA e uma para a Coréia do Sul. A coordenadora do curso de Matemática do IFSP Campus Caraguatatuba, Marta Senghi Soares, disse que o êxito de Lucas Conelian estimula outros estudantes a tentarem bolsa para intercâmbio.

“Há um empenho coletivo no curso para formar bons professores. Isso inclui proporcionar condições para que os alunos aproveitem as oportunidades de aperfeiçoar sua formação, participando dos diversos programas de iniciação científica, à docência, às aulas de preparação para os exames de proficiência e outros”, afirmou Marta.

Lucas Conelian, natural de Marília (SP) e morador de São Sebastião desde 2002, pretende retornar ao Brasil para terminar a faculdade, ingressar no mestrado e prestar concurso para ser professor universitário. Ele quer se especializar em Estatística.

Programa – O Ciência sem Fronteiras promove a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira, por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

A iniciativa é dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas, em quatro anos, para promover intercâmbio. Proporciona a alunos de graduação e pós-graduação, estágio no exterior, com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.

Fonte:  PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...