terça-feira, agosto 20, 2013

Folclore em Festa promove diversas atrações culturais na Praça Dr. Cândido Motta nesta quinta-feira

A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) promove nesta quinta-feira (22/8) a partir das 9h30 na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro, mais uma edição do tradicional “Folclore em Festa”, evento que reúne diversas manifestações populares e apresentações culturais. O encontro tem o intuito de resgatar tradições e perpetuar a história por meio da celebração da identidade social.Este ano, o evento conta com diversas atividades, como teatro, rodas de capoeira com participação dos alunos das Oficinas Culturais da Fundacc, brincadeiras folclóricas, apresentação de repentistas, maculelê, shows musicais e contação de histórias, entre outras atrações. Todas as atividades são gratuitas.
Folclore – OrigemA definição de ‘Folclore’ pelo Dicionário da Língua Portuguesa comentada pelo Professor Pasquale Neto é “conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares expressos em lendas, canções e costumes”, ou ainda, “parte da antropologia cultural que estuda esses elementos”.
Foto: Natasche Annuciato/Fundacc
No Brasil, um decreto federal instituiu o dia 22 de agosto como Dia do Folclore, onde várias cidades do país realizam manifestações em alusão à data, numa forma de celebrar a identidade social de um povo, conhecendo sua história, compreendendo sua cultura e imortalizando suas tradições. Confira abaixo a programação completa Folclore em Festa em Caraguatatuba e participe! Mais informações (12) 3897.5661.

Folclore em Festa (Dia 22 de agosto – quinta-feira – Praça Dr. Cândido Motta)
9h30 – Rodas de Capoeira10h – Peça Teatral “A fuga de Emília”10h30 – Brincadeiras Tradicionais 11h30 – Contação de Histórias com Nhá Rita e Leco Borba 13h – Apresentação dos Repentistas “Peneira e Sonhador”13h30 – Peça “Auto do Boi de Conchas” – Grandes Infantes - Grupo Teatral 14h30 – Rodas de Capoeira com Alunos das Oficinas Culturais da Fundacc15h – Brincadeiras Tradicionais 16h – Li Maria canta “Nossa música brasileira nas cantigas de roda”17h30 – Contação de Histórias com Nhá Rita e Leco Borba19h – Apresentação dos Repentistas “Peneira e Sonhador”19h30 – Peça “Auto do Boi de Conchas” – Grandes Infantes – Grupo Teatral20h30 – Apresentação de Maculelê com Mestre Angolinha 21h – Apresentação do Show “Canções Folclóricas do nosso Brasil” com o Grupo Caraguatá

 Fonte: Fundacc

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...