terça-feira, abril 02, 2013

Setor turístico define preparativos para terceira edição do VIP Convention - CVC

Integração entre todos os envolvidos no setor é uma das metas do organizador; desta vez o evento contará com uma Feira de Móveis voltada para hotéis e pousadas



Com o objetivo de ser um canal de discussão para a melhoria do setor turístico no Litoral Paulista e do Brasil, o apresentador Tarcísio Matheus organiza para o dia 4 de abril a 3ª edição do VIP Convention - CVC. Mais uma vez o encontro será realizado na cidade de Caraguatatuba. O local escolhido é o Teatro Mario Covas e o congresso conta com parceria da Prefeitura de Caraguatatuba e Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHPC).

O secretário de Turismo de Caraguatatuba, Cristian Oliveira de Souza, o adjunto Salim Burihan e o presidente da AHP, Rodrigo Tavano, estiveram reunidos com o organizador do evento, Tarcísio Matheus, e traçaram as diretrizes do evento que visa fomentar o turismo em todo o litoral paulista. 


“Vamos convidar todos aqueles que trabalham com o turismo para se atualizarem, saberem das propostas novas e para que tenham a oportunidade também de expor e participar das discussões em torno desse tema”, disse o secretário.

Ele destacou ainda que esse será um ambiente propício para discutir o assunto em nível de Litoral Norte. “Por isso, de imediato, convido todos os representantes desse segmento, de secretários a trabalhadores, para que participam do evento, tragam suas sugestões e avaliações”. 


Já o secretário adjunto, destacou que agora Caraguatatuba está preparada para receber turistas devido ao trabalho que o prefeito Antonio Carlos da Silva realizou desde o primeiro mandato, com melhorias e investimentos neste setor. 


Na avaliação do presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba, há situações que merecem um melhor olhar por parte dos gestores porque fazem uma grande diferença, principalmente quando de trata de turistas estrangeiros. 


Tavano relatou que durante a alta temporada recebeu mais de 450 turistas argentinos e com eles foi possível observar alguns deficiências que são passíveis de correções. Entre eles, ele cita a sinalização turística falha, dificuldades no setor de aluguel de carros, falta de lojas de câmbio e até mão de obra qualificada que domine o inglês para atendimento desse público.

“Acredito que esses assuntos devem ser debatidos e colocados em práticas nos municípios que são e trabalham com o turismo”, frisou Rodrigo Tavano. 


O setor de qualificação será o foco principal do 3º VP Convention - CVC, assim como transportes e situação dos aeroportos, até em virtude dos grandes eventos que o País recebe a partir deste ano com a Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude e Copa do Mundo em 2014.

“A Copa das Confederações será um grande teste para a Copa do Mundo, por isso realizamos esses eventos com o objetivo das cidades estarem preparadas e mostrar que embora possam não ser sedes dos jogos, são opções de passeios e fomentos para o turismo”, disse o organizador Tarcísio Matheus.



Expohotéis



Uma das novidades desta edição do VIP Convention – CVC  é a realização da Expohoteis – exposição de móveis e decorações da Casa e Conceito. Nascida em Caraguá a loja promete muitas novidades “Traremos esta feira justamente para mostrar como o setor turístico é importante para a região e que renovar é progredir”, diz o apresentador Tarcísio Matheus.

Ainda de acordo com ele, além de todos os municípios que compõem o Litoral Paulista, também devem estar presentes secretários de turismo de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, e Paraty (RJ).

Acreditando no potencial do evento, mais uma vez a CVC Brasil é a principal patrocinadora de Tarcísio Matheus para a realização desse congresso.

Um dos destaques desta edição é a palestra do alemão e diretor geral do DPNY, Heiko Obermüller, que falará sobre qualificação de mão de obra. A Etec Caraguatatuba deve comparecer com cerca de 100 alunos que acompanha a palestra do bacharel em Gastronomia Roberto Metlicz, que mais uma vez fez questão de dar sua contribuição no evento. 


Convidado de honra, o gerente executivo do Convention Bureau da Região Metropolitana falará dos seus 20 anos de experiência e promete unir o Litoral Paulista e ensinar como divulgar as quatro cidades do Litoral Norte em conjunto 

Já a Litoranea- Passaro Marron participam como principal receptivo do Litoral Norte. 



Pioneirismo



Em abril do ano passado foi realizado, também no Teatro Mario Covas, o 1º VIP Convention - CVC, e o ponto fundamental das discussões foi à ampliação do aeroporto de São José dos Campos que a Associação de Hotéis e Pousadas (AHP) de Caraguatatuba pleiteou e parece ter dado frutos. “Para este ano foi prometida a reforma do aeroporto que beneficiará não só a cidade, mas toda região”, destaca o organizador do congresso.


Em agosto de 2012 2º VIP Convention - CVC chegou a São Vicente, na Baixada Santista, e um dos pontos fundamentados foi a confirmação da reforma e ampliação do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá. Na ocasião, a então secretária de Turismo de Guarujá, Maria Eunice Ribeiro Leão Grotzinger, apresentou a maquete que havia acabado de ser aprovada para dar início às obras do Aeroporto Civil Metropolitano da cidade. Sua capacidade será para atender até 500 mil passageiros por ano, pátio para até 20 aeronaves, além de outras comodidades como áreas de embarque/desembarque, controle de raio-X, áreas comerciais e estacionamento.


Foi neste encontro que a secretária executiva do Comitê Paulista da Fifa, Raquel Verdenacci, aproveitou a oportunidade para explanar sobre o trabalho desenvolvido para consolidar o Estado de São Paulo como destino de eventos internacionais, além de explanar sobre as etapas e andamento das obras.


O diretor de Marketing da Companhia de Turismo de São Paulo, Orlando de Souza, presentou o secretário de Turismo do Estado, Cláudio Valverde, e aproveitou a oportunidade para explanar sobre o que tem sido feito neste setor como o objetivo de mostrar que o Estado tem seus atrativos turísticos que não são só sol e praia.


Direto do Rio de Janeiro, o secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro destacou as obras realizadas e que vão beneficiadas turistas nos próximos 10 anos. “Poucas pessoas poderiam entender o alcance que tem o turismo dentro da mola propulsora da economia. De cada 10 empregos, dois estão linkados com o turismo, 30% da frota estão ligadas a este setor. Nosso turismo é pouco explorado a nível nacional. Hoje parece que existe esse entendimento com as políticas públicas e a importância que tem”.



Confira a programação:

9h às 13h – Aberto ao público

Exposição de Móveis para Hotéis e Pousadas

13h às 14h – Cadastramento de autoridades e convidados CVC – Costa Vip Brasil – Hino Nacional e Hino Municipal

14h30 às 16h30 – Prefeitos, secretários de Turismo, Presidentes da ACE Litoral Norte, Associação de Hotéis e Pousadas



Intervalo – Coffe Break



17h30 às 21h – Palestra com Heiko Obermüller (DPNY)

Palestra com Alexandre Afonso (Convention Bureau – gerente executivo)

Palestra com Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) Litoral Norte e Sul

Palestra com Roberto Metlicz (Etec Caraguatatuba) 

Fonte: ML Comunicações 

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...