terça-feira, abril 09, 2013

Amprogás se torna entidade nacional e prefeito de Ilhabela é o novo presidente
 
Associação que até então só abrigava municípios paulistas passará a ter cidades do Litoral Sul do Rio de Janeiro e do norte do Paraná que integram a Bacia de Santos. Entidade apresentará ações em defesa dos royalties
 
A Amprogás (Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural, Petróleo, Possuidores de Gasodutos, Oleodutos, Área de Tancagem e Estação de Bombeamento) elegeu sua nova diretoria para o biênio 2013-2014, na manhã da sexta-feira (5/4), na Casa da Cultura, em Paraty (RJ), passando a ser uma entidade nacional com a adesão de quatro cidades do Estado do Rio de Janeiro que integram a Bacia de Santos. Até então, a associação só era composta por municípios paulistas.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, volta à presidência da entidade. A nova diretoria tem ainda o prefeito de Paraty-RJ, Carlos José Gama Miranda (vice-presidente), a prefeita de Peruíbe-SP, Ana Maria Preto (secretária) e o prefeito de Mangaratiba-RJ, Evandro Capixaba (tesoureiro).
 
Além deles também participaram do encontro: o prefeito de Ubatuba, Maurício Moromizato; o vice-prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva Júnior; o prefeito de Paraibuna, Antonio Marcos de Barros; além de representantes de Iguape, Guararema, Salesópolis, Cananeia e Rio Claro (RJ).
 
Com a nova formação, a Amprogás incluiu municípios que estão na zona de influência de produção da Bacia de Santos no Estado do Rio de Janeiro e, em breve, também do Paraná. Conforme explicou o consultor em royalties de petróleo, Luiz Alberto de Faria, com isso a entidade deixa de ter caráter estadual e passa a ser nacional. “A Amprogás poderá entrar com ação no STF em defesa da manutenção da partilha dos royalties da forma como vem sendo feita há décadas”, salientou Luizinho, que é ex-prefeito de São Sebastião. E já na reunião desta sexta-feira em Paraty ficou definida a apresentação de ações “Amicus Curiae” (Amigo da Corte) para apoiar três ADINs (ações diretas de inconstitucionalidade) ingressadas pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. A ação “Amicus Curiae” é uma intervenção assistencial em processos de controle de constitucionalidade por parte de entidades que tenham representatividade adequada para se manifestar nos autos sobre questão de direito, ou seja, atuam apenas como interessados na causa.
 
A Amprogás é formada pelos seguintes municípios associados: Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba, Paraibuna, Jambeiro, Caçapava, Bertioga, Guarujá, Santos, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe, Itanhaém, Iguape, Ilha Comprida e Cananeia. A partir da nova formação incluiu ainda os municípios de Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba e Rio Claro, todos do Rio de Janeiro, e em breve, algumas cidades do norte do Paraná.
 
Toninho Colucci também preside a Aprecesp (Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo/Turismo Paulista) e é vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale).“A Amprogás passa a contemplar todos os municípios da Bacia de Santos na zona de influência de exploração e produção. Isso fortalece a entidade, que terá caráter nacional e já pode, por exemplo, pleitear com ações no STF a manutenção dos royalties”, destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

Para o consultor de royalties Luiz Alberto de Faria, a Amprogás cumpre   um papel importante neste cenário. “Começou com os cinco municípios produtores de gás (Ilhbela,Caraguá, Ubatuba, Peruíbe e Iguape) e depois incluiu aqueles com gasodutos, entrando Jambeiro, Paraibuna e Caçapava. Em seguida chegou ao litoral sul com áreas de tancagem, gasodutos, oleodutos. Agora é mais um salto, pois deixa de ter caráter estadual para ser nacional”, concluiu. Agora, a Amprogás passa a se chamar (Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural, Petróleo, Possuidores de Gasodutos, Oleodutos, Área de Tancagem e Estação de Bombeamento da Zona de Influência de Produção da Bacia de Santos).

Fonte: PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...