sexta-feira, abril 19, 2013

Obrigado Amiguinho!
Benedito Cardoso dos Santos: o “Amiguinho” de São Sebastião

Um homem chamado Benedito Cardoso dos Santos. Dizendo assim, ninguém saberia que este é, há trinta anos, o mais famoso locutor e apresentador da prefeitura municipal de São Sebastião, mais conhecido como Amiguinho.

Quem nunca andou pelas ruas e foi surpreendido com a voz de Benedito. Nascido em Presidente Bernardes no ano de 1950, foi nesta mesma cidade que Amiguinho teve seu primeiro trabalho como locutor na Rádio Piratininga AM, hoje Rádio Cidade FM.
Foto: Luciano Vieira/PMSS

Em São Sebastião desde 1982, o radialista começou na prefeitura no mesmo período, logo depois de ser apresentado a gestão pelo secretário de Esportes da época, Abdala Cecílio. “Naquele período, as pastas ainda não eram chamadas secretarias, mas sim CME (Comissão Municipal de Esportes). Já conhecia Abdala, pois éramos conterrâneos. Ele foi meu professor em Presidente Bernardes. Logo que cheguei aqui, Abdala me apresentou à prefeitura de onde não saí até hoje”, registra Amiguinho em homenagem póstuma ao velho amigo.

“Desde então, faço todas as divulgações culturais de todas as secretarias. Em todo este tempo, nunca tive nenhuma restrição da prefeitura nem da polícia”, diz o locutor que, apesar de toda disciplina, tem como maior orgulho a conquista do público.

O locutor lembra que seu apelido veio da influência de Osmar Santos da cidade de Marília, que tinha o hábito de dizer “Garotinho”. Foi daí que tudo foi adaptado e surgiu o famoso “Amiguinho”, que Benedito acredita ser mais carinhoso.

Em São Sebastião, ele já trabalhou com a narração de jogos de futebol, mas foi na rua que passou a perceber que as crianças gostavam da brincadeira, quando ele diz do carro: “Olá, amiguinho!”. “Eu notei que, com o tempo, crianças, jovens e adultos aceitaram bem e o retorno foi imediato. Perceberam que era carinhoso, e ‘Amiguinho’, se tornou uma palavra positiva, chegam a afirmar que ‘Amiguinho’ é uma mensagem de Deus”.

Boas recordações

Destes 30 anos de profissão, Benedito se recorda de um acontecimento muito especial e bem marcante para o locutor. Foi quando Amiguinho ganhou como fã uma criança de pouco mais de um ano: “Há alguns anos, uma criança de um ano e seis meses gostou da minha voz e onde eu estivesse passando, ela queria me ouvir e ver. No final do ano passado, fui surpreendido, quando esta mesma criança, agora com 14 anos, veio ao meu encontro para me dar um presente de Natal. Isso aconteceu no bairro da Topolândia e mexeu muito comigo. Me balançou o coração!”.

Ele lembra ainda que o seu apelido já se estendeu para toda a família. Conta que a esposa Ana e os filhos Jean e Ricardo já são conhecidos como Ana Amiguinho e os filhos sempre são chamados na rua com a pergunta: “Oi, você é filho do Amiguinho?”, brinca Benedito.

O locutor relata que prepara melhor seus textos à noite, no escuro;  acredita ser este um dom que recebeu de Deus. Humilde, “Amiguinho” fez questão de agradecer aos colegas de trabalho do Departamento de Comunicação da Prefeitura. Ele recebe os textos que transforma e reprodruz do Departamento de Cerimonial.

Feliz com seu trabalho e com o retorno que recebe da população, Benedito já se senti de fato “Amiguinho da cidade”, quando percebe que as pessoas param, mesmo dentro de casa, para ouvir suas mensagens positivas. “Em São Sebastião, temos este privilégio, poucas cidades tem carro de divulgação. Uma vez fiquei sabendo que a diretora de uma escola do Jaraguá parou o pátio da escola por dois minutos para ouvir uma mensagem do Dia das Crianças”, frisa o cantor, falando da importância deste instrumento de comunicação para a comunidade.

Amiguinho e seu carro de som, um único ícone já recebido como parte da história de São Sebastião.

Fonte: PMSS 


 Luto

Daqui pra frente os dias serão mais silenciosos, perdemos a voz do locutor Benê, conhecido carinhosamente por Amiguinho, uma expressão muito usada por ele para cumprimentar as pessoas nas ruas por onde passava para levar informações da cidade. A sua maneira bem humorada, destacava as notícias. Graças ao seu trabalho, comunidades humildes e distantes do centro, com pouco acesso aos jornais, rádios e Tvs, ficavam bem informadas.
São Sebastião não perde apenas um cidadão, perde um grande comunicador, que durante a sua vida colocou o seu talento à serviço do nosso povo.
Estamos tristes :(


Câmara Municipal de São Sebastião 
 https://www.facebook.com/cmss.oficial

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...