sábado, abril 20, 2013

Feira Literária terá participação de Mário Sérgio Cortella e Janete Leão Ferraz em Ilhabela
 
Eles lançam livro e participam de “bate-papo” no evento que será realizado entre os dias 25 e 28 de abril
 
A Feira Literária “Caminhos da Leitura”, que será realizada entre os dias 25 e 28 de abril, em Ilhabela, terá uma vasta programação com atrações artísticas, contação de histórias, oficinas e palestras. Os escritores Mario Sergio Cortella e Janete Leão Ferraz lançarão seus livros e ministrarão palestras no sábado (27/4), às 17h. Após a palestra haverá uma sessão de autógrafos.
 
A palestra de Mario Sergio Cortella tem como título “Não se Desespere!”, nome de seu livro recém-lançado. Cortella é filósofo e escritor, com Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular da PUC-SP, na qual atuou por 35 anos, com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação. É professor convidado da Fundação Dom Cabral, desde 1997, e ensinou na FGV-SP, de 1998 a 2010.
Foto: Divulgação/PMI
Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo, em 1991 e 1992. É autor, entre outras obras, de A Escola e o Conhecimento (Cortez), Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille (Papirus), Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas (Vozes), Não Nascemos Prontos! (Vozes), Sobre a Esperança: Diálogo, com Frei Betto (Papirus), O que é a Pergunta?, com Silmara Casadei (Cortez), Liderança em Foco, com Eugênio Mussak (Papirus), Filosofia e Ensino Médio: certas razões, alguns senões, uma proposta (Vozes), Viver em Paz para Morrer em Paz: Paixão, Sentido e Felicidade (Versar/Saraiva), Política: Para Não Ser Idiota, com Renato Janine Ribeiro (Papirus) e Vida e Carreira: um equilíbrio possível?.
 
A palestra “Não se desespere” convida o expectador a buscar o bem viver. Acolher instantes deliberados de paz interior e sentir a sensação mental, ainda que provisória, da aparente suspensão do fluir do tempo, permitindo um distanciamento das aflições cotidianas e uma recusa momentânea às perturbações que o existir oferta.
 
De Top Model a Ex Obesa
 
Da jornalista Janete Leão Ferraz, esposa de Cortella, a palestra “De Top Model a Ex Obesa” marcará o lançamento do livro em Ilhabela.
 
Formada em Comunicação Social, durante dez anos Janete foi repórter especial da Revista Veja São Paulo, nas áreas de saúde, comportamento e consumo, amealhando vários prêmios. Foi sub-editora de comportamento e primeira titular da coluna Gente da Revista IstoÉ; correspondente internacional,  cursou business na UCSB/EUA.
 
Janete é atriz, escritora, roteirista e palestrante. Como gestora na Ferraz e Cortella Consultoria, atua na produção e editoração de conteúdos ligados às áreas de Saúde e Educação Organizacional, Desenvolvimento de Projetos, Consultoria de Comunicação, Imagem e Carreira, elaboração e supervisão de conteúdos para Educação à Distância, revistas e sites variados. Concebeu e organizou o livro “Qual é a tua Obra? É co-autora ainda de “Adventure Team”, em parceria com a jornalista Barbara Gancia e os fotógrafos Bob Wolfenson e JR. Duran e “Nós Mulheres”,  primeira edição, com o tema “Segundas Núpcias”.
 
Nas áreas de Comportamento e Saúde (Beleza da Saúde e Saúde da Beleza), Janete Leão Ferraz dedica-se há mais de 20 anos às pesquisas e estudos das questões sociais e comportamentais ligadas aos transtornos alimentares, à obesidade e suas co-morbidades. Esse trabalho resultou em seu primeiro livro-solo, “De top-Model a Ex- obesa, uma relação íntima com a balança! Um relato não médico sobre a Obesidade no Brasil”, lançado em novembro de 2012.
 
Dirige também a Ferraz & Cortella Editora, inaugurada em 2012, que abrange selos como “Beleza da Saúde e Saúde da Beleza.”, “Novas famílias” e “Turismo Afetivo”.
 
Caminhos da Leitura – A Feira Literária será realizada na Praça de Eventos e Lazer do Galera, no bairro da Água Branca, em Ilhabela. Os escritores de Ilhabela terão um espaço especialmente reservado a suas publicações durante a feira. Os autores locais podem entrar em contato com a Biblioteca da Vila, pelo telefone: (12) 3896-2555, até o dia 15 de abril.
 
A feira é promovida pela Biblioteca Pública de Ilhabela em uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, da Fundaci (Fundação e Arte e Cultura de Ilhabela), a Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura, e a Câmara Brasileira do Livro (CBL).
 
Confira a programação completa:
 
25/4 – Quinta-feira
 
10h - Cerimônia de abertura com a participação da Oficina de Flauta Doce da Fundaci com alunos do Projeto Pequeno Tobias de Ilhabela
 
10h às 12h - Pintura artística no rosto e recreação com balões realizada pela equipe da artista Juliana Moreira
 
12h - Sessão do filme Lisbela e o Prisioneiro (Censura Livre)
 
14h - Bate-papo com a autora Heloísa Pires Lima, no qual ela apresentará sua obra "O Marimbondo do Quilombo" que é como um cafuné a mediar repertórios afro-brasileiros
 
15h às 17h - Pintura artística no rosto e recreação com balões realizada pela equipe da artista Juliana Moreira
 
16h - Contação da História "Matias e as Pedras Mágicas", do autor Marcus Pfister, realizada pelos atores Tina Bruncek e  Emiliano Bernardo 
 
17h - Sessão do filme Lisbela e o Prisioneiro (censura livre)
 
17h30 - Apresentação teatral da peça "A História do Barquinho" de Ilo Krugli  com o elenco do Espaço Cultural Pés no Chão.
 
26/04 - Sexta-feira
 
9h- Palestra "Pequenos contos de terror", com o Professor Leandro Passos
 
10h - Contação da História "Matias e as Pedras Mágicas" do autor Marcus Pfister, realizada pelos atores Tina Bruncek  e  Emiliano Bernardo 
 
10h às 12h-  Pintura artística no rosto e recreação com balões realizada pela equipe da artista Juliana Moreira
 
11h - "Ilustração e texto no livro infantil", com Janaína Tokitaka. A autora e ilustradora irá decorrer sobre a junção entre imagem e texto e a relevância desses elementos para a literatura infantil analisando a importância da ilustração como ferramenta interdisciplinar e enquanto linguagem usando exemplos históricos e de sua própria obra.
 
12h - Sessão do filme “O Auto da Compadecida” (Censura 10 anos)
 
14h - Bate-papo descontraído sobre "Liberdade na literatura – A delícia de ler e escrever sem se preocupar com gêneros" com Liliane Prata que é jornalista, roteirista da segunda temporada da websérie It Girls,  ex-colunista da revista Capricho, autora dos livros juvenis “O Diário de Débora”, “O Diário de Débora 2” e “Uma Bebida e um amor sem gelo, por favor" e dos livros adultos “À revelia",“O Novo Mundo de Muriel” e “Três Viúvas”
 
15h às 17h  - Pintura artística no rosto e recreação com balões realizada pela equipe da artista Juliana Moreira
 
16h - Contação da História "Matias e as Pedras Mágicas" do autor Marcus Pfister realizada pelos atores Tina Bruncek  e  Emiliano Bernardo 
 
17h - Sessão do filme O Auto da Compadecida (censura 10 anos)
 
17h30 - Apresentação teatral da peça "A História do Barquinho" de Ilo Krugli  com o elenco  Espaço Cultural Pés no Chão
 
27/04 - Sábado
 
10h- Contação da História "Matias e as Pedras Mágicas" do autor Marcus Pfister realizada pelos atores Tina Bruncek  e  Emiliano Bernardo 
 
10h às 12h- Pintura artística no rosto e recreação com balões realizada pela equipe da artista Juliana Moreira
 
11h-Apresentação teatral da peça "A História do Barquinho" de Ilo Krugli  com Grupo  Espaço Cultural Pés no Chão
 
12h- Sessão do filme “O Casamento de Romeo e Julieta” (classificação 10 anos)
 
12h- Oficina de Origami e E.V.A com a equipe da Biblioteca Municipal de Ilhabela
 
15h - Contação da História "Matias e as Pedras Mágicas" do autor Marcus Pfister realizada pelos atores Tina Bruncek  e  Emiliano Bernardo
 
15 às 17h  Pintura artística no rosto e recreação com balões realizada pela equipe da artista Juliana Moreira
 
17h - Palestra apresentada pelos autores: Mário Sérgio Cortella autor do livro "Não se Desespere!" e da autora Janete Leão Ferraz autora do livro "De Top Model a Ex-Obesa”: Uma relação íntima com a balança". Após a palestra acontecerá o lançamento dos títulos acima e uma sessão de autógrafos.
 
28/04 – Domingo
 
10h - Contação da História "Matias e as Pedras Mágicas" do autor Marcus Pfister realizada pelos atores Tina Bruncek  e  Emiliano Bernardo 
 
10h às 12h -  Pintura artística no rosto e recreação com balões realizada pela equipe da artista Juliana Moreira
 
12h- Oficina de Origami e E.V.A com a equipe da Biblioteca Municipal de Ilhabela
 
12h- Sessão do filme O Palhaço (censura 12 anos)
 
14h- Contação da História "Matias e as Pedras Mágicas" do autor Marcus Pfister realizada pelos atores Tina Bruncek  e  Emiliano Bernardo
 
15 às 17h - Pintura artística no rosto e recreação com balões realizada pela equipe da artista Juliana Moreira
 
16h-Apresentação teatral da peça "A História do Barquinho" de Ilo Krugli  com o elenco do  Espaço Cultural Pés no Chão
 
Fonte: PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...