domingo, janeiro 22, 2017

PREFEITOS DE SÃO SEBASTIÃO E ILHABELA, DERSA E CDSS ANALISAM PROJETOS URBANÍSTICOS PARA EMBARQUE DA BALSA E SISTEMA VIÁRIO NO CENTRO SEBASTIANENSE


Os prefeitos de São Sebastião, Felipe Augusto, e de Ilhabela, Marcio Tenório, reuniram-se nesta quinta-feira com representantes da Dersa e CDSS – Companhia Docas de São Sebastião, no gabinete do chefe do Executivo sebastianense. O encontro teve como objetivo dar prosseguimento às tratativas que envolvem novos projetos urbanísticos no centro histórico, zona portuária e área de embarque e desembarque das balsas para o município vizinho. As negociações também envolvem a Delegacia da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil.
Os projetos ainda a serem viabilizados, envolvem a cessão de uma área no continente ao município de Ilhabela. Neste imóvel, localizado na Rua da Praia, a prefeitura vizinha se encarregaria de construir um imóvel para novas instalações da Marinha. Ao lado desta área também ficará a nova área de embarque das balsas e a Rua da Praia poderá também ganhar uma Marina Pública.
Da mesma forma, a CDSS também será deslocada para este novo complexo de prédios, e a Dersa vai incorporar a via pública de acesso a balsa para um novo desenho no bolsão de embarque e desembarque da travessia. Os projetos envolvem, ainda, possíveis alterações no traçado de chegada do Contorno Sul ao Porto de São Sebastião, via bairro da Topolândia.
Como resultado dessas permutas e cessões de áreas, o município de São Sebastião poderá ter agregado ao patrimônio público as áreas atualmente ocupadas pela CDSS e Marinha na mesma Rua da Praia (Avenida Dr. Altino Arantes). Com isso o prefeito Felipe Augusto planeja dar uma destinação cultural e de lazer ao trecho final desta rua que, atualmente, fica sem movimento após o horário comercial, e ainda é foco de marginais no período noturno.
Os prefeitos, a Dersa e a CDSS acertaram que formarão um grupo de trabalho a ser integrado também pela Marinha para dar prosseguimento a viabilização dos projetos. A ação coordenada dos dois municípios, da força armada e das companhias envolvidas resolverão também um possível problema de estrangulamento do trânsito na região portuária da cidade com a chegada da nova rodovia ao município. A Prefeitura de São Sebastião planeja estender a Avenida Guarda Mor Lobo Viana até a entrada Topolândia também para dar vazão à esse trânsito e melhorar o fluxo de veículos na região central da cidade.
----------------------------------
Texto: Cesar Rodrigues

Foto: Marcos Bonello

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...