sábado, janeiro 28, 2017

Prefeito Aguilar Junior entrega ambulâncias novas do SAMU e Corpo de Bombeiros

Fotos: Luis Gava/PMC e Cláudia Gomes/PMC



A população de Caraguatatuba ganhou, nesta quinta-feira (26/01/2017), um carro novo para a frota do Corpo de Bombeiros, comprada pelo Prefeitura Municipal e uma ambulância nova para a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU), doada pelo Governo Federal.

As chaves de ambos os veículos foram entregues em cerimônia na Praça Cândido Motta pelo prefeito Aguilar Junior ao comandante do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba Diego Martins Franco e ao coordenador do SAMU de Caraguatatuba, Arthur Maranha.

“É com grande alegria que entrego estes carros hoje. A partir de agora, eles irão aprimorar as nossas frotas para que a população ganhe. Creio que serão de grande valia, principalmente, com o trânsito dos dias de hoje”, ressaltou o prefeito que terminou seu discurso pedindo a benção de Deus a todos os presentes.

Segundo Maranha, a nova ambulância irá substituir uma ambulância avançada já existente. No total, a frota do segue com: três ambulâncias básicas e uma avançada. Cada básica conta com um condutor e um auxiliar de enfermagem ou técnico em enfermagem e uma avançada com um médico, um enfermeiro e um condutor. Ao todo, o SAMU Caraguatatuba conta com 50 profissionais. 


Treinamento à população – Também na Praça Candido Motta, após a entrega dos veículos, quem passou por lá pôde conferir uma capacitação do Corpo do Bombeiros, em parceria com o Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do SAMU, sobre Ressuscitação Cardio Pulmonar (RCP).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ideia do treinamento de RPC surgiu depois da divulgação de estatística da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Segundo a SBC, são registrados cerca de 720 mortes por dia, vítimas de ataques do coração.

Vários bonecos foram utilizados para que a equipe dos bombeiros ensine como a ressuscitação cardiopulmonar deve ser feita. Um bombeiro esteve responsável por explicar no microfone tudo que ocorre durante o treinamento. 

Após as instruções dos bombeiros e equipe do SAMU, a população pode aprender na prática como fazer o RCP, com o auxílio de um profissional, para que não ocorra nenhum erro e não existam dúvidas.

A munícipe, Suzana Conceição, 18 anos, do Jardim Jaqueira, passava pela praça com a família e aproveitou para aprender sobre a prática que pode salvar vidas. “É muito ruim você não saber e não poder ajudar. Agora, depois destas orientações, já me sinto mais preparada para tentar ajudar alguém se preciso”, conta.

O sargento Victor Luis Ifanger, 21 anos, presente para auxiliar a população no treinamento, afirmou que a prática já é passada com frequência a crianças e adolescentes em muitos países. “Existem muitos lugares no mundo que ensinam a prática dos primeiros socorros desde o ensino primário. Com isso, muitas vezes, salvam vidas desde cedo e levam esta prática para a vida adulta”, relata.

PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...