Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Cerca de 60 pessoas, entre empresários, prestadores de serviços, acadêmicos e representantes do poder público, debateram o planejamento das ações que nortearão os rumos turismo em Caraguatatuba nos próximos quatro anos.
A reunião ocorreu nesta quinta-feira (26), na Secretaria Turismo, no Centro. Os presentes reconheceram o diálogo com os representantes da Prefeitura Municipal como ponto positivo da iniciativa.
O encontro contou com a participação do prefeito Aguilar Júnior; e dos secretários de Turismo, Cristian Oliveira de Souza, o Cristian Bota, e de Meio Ambiente, Marcel Luiz Giorgeti; além dos presidentes da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar, o Tato Aguilar; do Conselho Municipal de Turismo (Contur), Rodrigo Tavano; da Associação de Quiosques de Caraguatatuba, Renato Lambiasi; da Associação Comercial e Empresarial, Sthenio Pierrotti, além empresários dos setores hoteleiro, gastronômico, turístico e de serviços.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Rodrigo Tavano, disse que Caraguatatuba precisa criar um Plano Diretor da área até abril de 2018. “Essa é uma das obrigações para o município continuar recebendo verbas do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) e permanecer como Estância Turística. Temos praticamente um ano e dois meses para elaborar o plano. Contamos com o apoio de todo mundo para decidir que tipo de turismo queremos para a cidade”, explicou.
O presidente da Associação dos Quiosqueiros, Renato Lambiasi, destacou a participação dos empresários no diálogo com o poder público. “Há tempos não vejo o empresariado tão unido em uma reunião, inclusive com a presença do prefeito. O maior sonho, não só do Contur, mas da cidade, talvez se concretize nesta gestão, que é a definição da identidade turística de Caraguatatuba. Isso trará uma avalanche de turistas”, analisa.
Para o secretário de Turismo, Cristan Oliveira de Souza, a reunião com o segmento é fundamental para promover o desenvolvimento da área na cidade e no Litoral Norte. “O apoio maciço dos empreendedores do meio turístico demonstram a credibilidade e esperança nesta administração”, avalia.
De acordo com o prefeito Aguilar Júnior, o planejamento estratégico do turismo era uma das propostas de campanha. “Hoje é um programa. Às vezes a prefeitura faz diversas ações, mas nunca dá oportunidade para quem vive do turismo se manifestar. É importante que venham as sugestões. O objetivo é traçar um calendário de ações anuais e o quanto será gasto no período com essas iniciativas.”
A reunião também abordou temas relacionados à participação em feiras nacionais e internacionais, ações de marketing, regionalização do turismo, capacitação de mão de obra, criação de um receptivo, investimentos, eventos, pontos turísticos, futuras reuniões, entre outros.
As informações e sugestões podem ser obtidas e enviadas pelo e-mail do Conselho Municipal de Turismo de Caraguatatuba: contur. caraguatatuba@gmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário