domingo, maio 01, 2016

Índios Kariri Xocó visitam escolas em Caraguá

Foto: Cláudia Moysés

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Índio (19 de abril), o cacique Tarwanã e os índios Tawrã (mestre do canto), Kawry (pequeno guerreiro) e Kawrã (filho da natureza) da etnia Kariri Xocó, cuja aldeia fica em Porto Real do Colégio (Alagoas), estão na cidade para intercâmbio cultural nas escolas municipais e particulares.
Nesta sexta (29/4/2016), os indígenas foram à EMEF Prof. Euclydes Ferreira (Perequê Mirim) para um encontro com alunos do 6º ano. Apresentaram a dança da caça, a dança do casamento e cantos entoados antes das cerimônias. Munidos de chocalhos, arco e flecha e pintura corporal os convidados também responderam às perguntas dos alunos.
O aluno Francisco Manoel Oliveira Santos disse que seu bisavô era índio e quis saber como é viver em um a tribo. O cacique falou que foi uma pena que houve poluição dos rios e desmatamentos. “Antes disso era muito melhor, porque não precisávamos sair das nossas terras para ganhar dinheiro e sobreviver”, declarou.

A língua nativa da tribo é do tronco Macrogê e a pequena Ana Beatriz de Souza, 8 anos, quis saber como eles aprenderam a falar o português. O chefe disse que todos tiveram que estudar muito.
Próximas datas – Na terça (3/5/2016) eles estarão na EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos (Tinga). Também já estiveram na EMEF Prof. Oswaldo Ferreira (Casa Branca) e na EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, no CIDE Centro (Tinga).

Os representantes dos Kariri Xocó ficam até o final de maio, no município. Os interessados em apresentações podem entrar em contato pelo número (12) 98183-6625.
PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...