sexta-feira, maio 20, 2016

Fazenda Engenho D’Água será aberta para visitação pública neste domingo em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela abrirá para visitação pública neste domingo (22/5), das 9h às 17h, o Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água. O histórico imóvel com área de 43,5 mil m², datado do século XVII, foi desapropriado pelo município em novembro de 2014 por R$ 23 milhões e entregue à população em 2015.
Trata-se de um dos principais engenhos de cana de açúcar do município e que ainda guarda características originais. Nesta sexta-feira (20/5) haverá visitação de alunos de escolas municipais.
Lançamento da Faculdade
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, fará o lançamento oficial do projeto da Faculdade de Hotelaria e Gastronomia, no próximo sábado (21/5), às 19h, no Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água. O evento é voltado ao trade turístico, incluindo empresários do setor hoteleiro e gastronômico da cidade.
Logo após a solenidade de abertura, o público assistirá a uma palestra do presidente do Convention & Visitors Bureau de São Paulo (CVBSP), Toni Sando. Ele é administrador de empresas, com MBA de Gestão Empresarial, tendo atuado como gerente marketing da Accor Hotels para América do Sul, e atual presidente executivo do CVBSP. “Vamos apresentar oficialmente este projeto de grande importância para nossa cidade, pois significa o desenvolvimento da estrutura do turismo, bem como a oportunidade de formação acadêmica para nossos jovens aqui mesmo na Ilha”, destacou o prefeito Toninho Colucci.
Foto: PMI
Também haverá apresentações de cozinha show com a finalista do programa Master Chef Junior, Lívia Lopes, do Chef Fausto (Restaurante Kanoa) e Chef Tuca (Restaurante Nova Iorqui), bem como da banda “Chiquinho Oliveira, Derico e Trio Nota Jazz” (Programa do Jô).  “A Fazenda Engenho D’Água é um marco histórico de Ilhabela e que agora pertence ao povo ilhabelense. Com certeza é uma conquista da população e mais um atrativo turístico para a cidade”.
Patrimônio Histórico
Tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) em 1945, a fazenda foi um dos principais engenhos de cana de açúcar e ainda guarda características originais. No passado eram 22 engenhos e este era um dos principais.
Em sua área territorial de 43.506,80m² está a casa sede, de meados do século XVIII, feita de alvenaria de pedra e cal e de pau-a-pique. A casa maior segue a tradição das ilhas atlânticas, de proporções extremamente elegantes, um sobrado avarandado. Os porões que serviam de berço aos escravos que ali dormiam contam com seteiras (abertura na muralha, que em sua concepção permitia aos defensores lançar flechas usadas contra invasores e saqueadores da época). São cinco construções e objetos do século XVII, todos totalmente preservados e em ótimo estado de conservação, que totalizam 2.589,81m² de área construída. Fazem parte do acervo uma piscina, uma represa, dois canais de água enrocados de pedras, um aqueduto elevado, uma roda d’água, um engenho de cana de açúcar, um alambique de cobre e cinco toneis de madeira amendoim com capacidade de 20 mil litros cada, além de um trator e um caminhão ano 1932, os primeiros veículos de Ilhabela.
PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...