domingo, maio 22, 2016

Fotos: Gianni D’Angelo/PMC
Palestra de “Magic Paula” marca lançamento regional do Dia do Desafio em Caraguá
Celebrado anualmente na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio 2016 foi lançado nesta quarta-feira (18), no Campus Módulo do Centro, em Caraguá.  A ex-jogadora de basquete, Maria Paula Gonçalves Silva, a Magic Paula, ministrou uma palestra no evento. A secretaria de Esportes de Caraguá em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio) de São José dos Campos promoveram o Encontro Regional “Uma Construção Acerca de Esporte para Todos”, que abordou o legado dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e a promoção da prática desportiva nas comunidades.




A cerimônia de lançamento contou com participação do prefeito, Antonio Carlos; do vice-prefeito, Antonio Carlos Junior; do secretário de Esportes, Luiz Carlos de Mello Cardim; do secretário de Esportes de Salesópolis, Jair dos Santos; do represente do Sesc e coordenador regional do Dia do Desafio, José Olympio Garcia Neto; além de secretários municipais, professores e estudantes de Educação Física e alunos de Ensino Médio e Fundamental.  
O secretário de Esportes, Luiz Carlos de Melo Cardim, agradeceu a presença de Magic Paula no encontro. “É uma enorme satisfação receber uma figura ilustre do esporte brasileiro”, reconheceu.

O vice-prefeito, Antonio Carlos Junior, destacou a importância dos ídolos esportivos para a juventude. “Muitos aqui não viram a Paula jogar, mas ela era uma referência dentro e fora da quadra”, recorda.
O prefeito Antonio Carlos disse que mais de 15 mil pessoas praticam esporte gratuitamente em Caraguá. “O município recebeu seis Jogos Regionais do Idoso (Jori) e sediará os Jogos Regionais pela 7ª vez, devido à infraestrutura esportiva.”
Além do lançamento do Dia do Desafio, houve a entrega dos Certificados de Mérito Comunitário às cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Biritiba-Mirim e Salesópolis pelas atividades alusivas à data, desenvolvidas em 2015.
Palestra – Durante a palestra, Magic Paula falou sobre os 28 anos dedicados ao basquete profissional, funções desempenhadas após a aposentadoria em 2001 e o trabalho de gestora esportiva no Instituto Passe de Mágica, criado pela atleta em 2004.  Paula também abordou temas relacionados ao papel social do esporte, captação de recursos financeiros, leis de incentivo, qualificação de mão de obra, metodologia de trabalho, gestão de riscos, gerenciamento e a Olimpíada do Rio de Janeiro.
De acordo com a ex-jogadora, o Instituto Passe de Mágica atende 840 pessoas, entre jovens e crianças, em sete núcleos esportivos, localizados nas cidades de São Paulo, Diadema e Piracicaba. “A nossa missão​ é promover a prática do esporte para o desenvolvimento humano com ética, excelência e coragem.”
Maria Paula Gonçalves Silva ganhou o apelido de Magic Paula em referência ao ex-jogador dos Los Angeles Lakers, o norte-americano Earvin "Magic" Johnson Jr. Paula foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de Cuba (1991) e do Campeonato Mundial de Basquete da Austrália (1994), além de vice-campeã olímpica em Atlanta (1996).
O Instituto Passe de Mágica desenvolve atividades de esporte educacional, por meio da prática lúdica do basquete e diversas atividades complementares para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.


Dia do Desafio 2016

O Dia do Desafio 2016 será comemorado no próximo dia 25 (última quarta-feira de maio). Caraguá enfrenta a província peruana de La Convención, na região do departamento de Cuzco. O objetivo da data é despertar o interesse pela prática desportiva, atividades físicas e adoção de hábitos saudáveis, por meio de uma competição amigável entre cidades. O vencedor será o município que mobilizar o maior número de pessoas em atividades físicas.
No Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e nos núcleos esportivos dos bairros, os professores da secretaria de Esportes farão exercícios com os alunos das escolinhas. 
 As escolas, empresas, repartições públicas, famílias, entidades de classes e academias podem envolver a comunidade em 15 minutos de exercícios, individualmente ou em grupos, durante o período, e informar a participação na secretaria de Esportes de Caraguá pelo telefone (12) 3885-2200/Ramal 2206.  O registro deve ser comunicado das 8h às 19h do dia 25 de maio. Os participantes podem enviar duas fotos das atividades físicas alusivas ao Dia do Desafio para o e-mail dagoesporte@hotmail.com
Caraguá compete na Categoria 5, que reúne cidades com 100 mil e 249.999 moradores. Atualmente, Caraguatatuba e La Convención possuem 113.317 e 179.845 habitantes, respectivamente. 
O Dia do Desafio de 2015 contou com a participação de 3.421 cidades e 22 países, e envolveu 49.035.450 de pessoas. Caraguá mobilizou 67% da população (67.834 participantes) em atividades físicas no ano passado, contra 33% (33.006 participantes) de Totonicapán, na Guatemala.



Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...