quinta-feira, junho 05, 2014

Futurágua celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com visita à Estação de Tratamento de Água em Caraguatatuba




Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente o programa de Educação Ambiental da Sabesp - Futurágua, inicia as últimas visitas do semestre às estações de tratamento de água no Litoral Norte. A atividade será realizada de 5 a 10 de junho

5 de junho – data em que comemora-se mundialmente o Dia do Meio Ambiente, o Futurágua - o programa de Educação Ambiental da Sabesp ,desenvolvido no Litoral Norte, iniciará o último ciclo de visitas às estações de tratamento de água do Litoral Norte, encerrando as atividades realizadas junto às escolas municipais de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Na visita à Estação, as crianças receberão mais orientações sobre o uso racional da água, conhecerão de perto as instalações da ETA, como é feito o tratamento da água que chega até a torneira, e assistirão a um filme educativo com os personagens do Clubinho Sabesp: Super H2O, Gotucho, Gota Borralheira, Gastão e Ratantan.

Foto: Rosana Castro/Sabesp
A primeira etapa do trabalho foi realizada nas escolas, com a visita de monitores do Futurágua, que transmitiram aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental toda a parte teórica relacionada à preservação do meio ambiente e de nosso bem mais precioso, a água.

Nesta quinta-feira, dia 5/06, a ETA Porto Novo receberá a visita de estudantes Escola Municipal Maria Alice Rangel, de São Sebastião, e na sexta-feira (6/06), virão à Estação os alunos da EMEF João Timóteo do Rosário, de Caraguatatuba. No dia 9/06, a ETA Água Branca, em Ilhabela, recepcionará os alunos da Escola Municipal Eurípedes, e no dia 10/06, haverá visita dos estudantes da Escola Municipal Belarmino às instalações da ETA Carolina, em Ubatuba.

No mês de maio, as estações de tratamento de água Porto Novo, em Caraguatatuba, Maresias, em São Sebastião, Água Branca, em Ilhabela, e Carolina, em Ubatuba, receberam as escolas EMEF Carlos Altero Ortega, Escola Municipal Edileusa Brasil, Escola Municipal Eurípedes e Escola Municipal Anchieta, respectivamente.

Conforme explicou a coordenadora do programa Futurágua, Diná Moreira Santos, as atividades recomeçarão em agosto e serão finalizadas em outubro. “Encerrando as atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente, teremos formado somente neste semestre 754 multiplicadores mirins de Educação Ambiental. Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado oficialmente em 5 de junho, distribuiremos ‘papel semente’ para nossas crianças plantarem em seus quintais e acompanharem o crescimento de uma nova plantinha que surgirá a partir dessa iniciativa”, destacou.

Até outubro, a Sabesp formará quase 1,6 mil multiplicadores mirins por meio do programa Futurágua. Ao longo do ano, a ETA Porto Novo (Caraguatatuba) totalizará 577 visitantes e a ETA Maresias (São Sebastião) outros 264 alunos. Em Ilhabela, 386 visitantes conhecerão a ETA Água Branca e na cidade de Ubatuba a ETA Carolina receberá 386 visitantes.
      Desde sua implantação, o programa Futurágua já transformou 13.747 estudantes do Litoral Norte em “pequenos ambientalistas”.  
Fonte: Sabesp

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...