domingo, junho 15, 2014

17º Festival do Camarão começa na próxima quarta em Caraguá


Além da gastronomia caiçara, o festival conta com
apresentações culturais e artísticas

Começa na próxima quarta-feira (18/6), a partir das 18h, na Praça de Eventos, no Centro de Caraguá, mais uma edição do tradicional Festival do Camarão. Além da gastronomia caiçara, o evento oferece uma extensa programação cultural e artística, das 10h à meia-noite, até o dia 22/6 (domingo).
Fotos: JC Curtis/Fundacc
A 17ª edição do festival contará com 19 barracas culinárias, sendo que, 17 oferecerão pratos feitos a base de camarão e duas oferecerão doces típicos. A abertura oficial será realizada às 20h, também na quarta-feira (18/6), com cerimônia solene e apresentação da Banda Municipal Carlos Gomes. A programação conta ainda com diversas apresentações musicais e culturais, como da Caraguá Jazz Big Band, Puxada de Rede e Roda de Samba com Mestre Angolinha, Maracatu Litoral Norte e do espetáculo de cultura caiçara “Povos do Mar”, entre outras.  

De quinta-feira até domingo, das 10h à meia-noite, o público poderá conferir atrações como a Casa Caiçara, que oferecerá café de garapa feito no fogão a lenha, xarope de Caraguatá e peixe seco; Casa da Farinha, com exposição de todo maquinário utilizado para a feitura da tradicional farinha de mandioca; rancho com cunhagem de canoa no tronco do Guapuruvu; Tenda do Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos com a exposição “Memória” e a audiovisual “Recontando Caraguá”, com depoimentos de antigos moradores sobre a vida caiçara, publicações literárias e mostra de plantas nativas; e a Tenda das Artes, com artesanato identitário de Caraguá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba para apreciação e comercialização.
Já no domingo (22/6), além de toda a programação, às 10h, o evento promoverá a Corrida de Canoa Caiçara. Mais que entretenimento para as famílias pesqueiras, a corrida é uma forma de resgatar e manter a tradição. As inscrições devem ser realizadas, a partir das 9h, no local do evento.

O 17º Festival do Camarão é uma realização da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Governo Municipal em parceria com Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro e patrocínio da Petrobras. Mais informações: (12) 3897.5661 ou www.fundacc.com.br.

Confira abaixo a programação completa do 17º Festival do Camarão:

Dia 18/6 – quarta-feira
Às 20h – Abertura oficial com Banda Municipal Carlos Gomes
Às 21h30 – Apresentação com Caraguá Jazz Big Band

Dia 19/6 – quinta-feira
Às 13h – Apresentação com Luana Mascari Trio
Às 15h – Apresentação com Israel Martinez e Banda
Às 20h – Apresentação do espetáculo “Povos do Mar”
Às 22h – Apresentação com Mara Amaral

Dia 20/6 – sexta-feira
Às 13h – Show “Canções e Histórias do Folclore Brasileiro” com Zé Maria
Às 15h – Apresentação com Li Maria
Às 20h – Apresentação de Puxada de Rede e Roda de Samba com Mestre Angolinha
Às 22h – Apresentação com Giselle Maria e Quarteto “100 anos de Dorival Caymmi” 

Dia 21/6 – sábado
Às 13h – Apresentação com Maracatu Litoral Norte
Às 15h – Apresentação com Tiê Trio
Às 20h – Apresentação com Taty Maleski e Banda
Às 22h – Apresentação com Bichos da Costeira
 
Dia 22/6 – domingo
Às 10h – Corrida de Canoa Caiçara
Às 13h – Apresentação da Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro
Às 15h – Apresentação com Fernanda Letúria 
Às 19h – Apresentação com Trio Luar
Às 21h – Apresentação com Banda D2
 Fonte: Fundacc

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...