sexta-feira, fevereiro 04, 2011


Ubatuba e São Luiz do Paraitinga realizam “Festival da Gastronomia Juçareira”



Sabores variados, em salgados ou doces, enriquecerão o cardápio dos estabelecimentos que fazem parte da Gastronomia Juçareira em Ubatuba e São Luis do Paraitinga. Durante o Festival da Gastronomia Juçareira, até a 28 de fevereiro, o público terá a oportunidade de experimentar e votar nas melhores receitas. As escolhidas, somadas às tradicionais já preparadas pelas comunidades da região, serão reunidas em livro a ser publicado ainda este ano pelo Ipema.
Foto: Lenina Mariano

O uso da polpa da juçara na culinária já faz parte do repertório gastronômico de quem foi à Festa da Juçara, no Sertão do Ubatumirim, em 2010. Peixe com caldo de juçara, pães, bolos, vitaminas, até granola e um capuccino com o fruto despolpado na hora foram alguns dos pratos servidos no evento. Delícias que surpreendem pelo inusitado e pela delicadeza dos sabores. Os pratos adquirem um forte apelo visual, já que a polpa tinge os alimentos com sua cor roxa. E ainda enriquece os alimentos, pois a juçara é rica em ferro e tem propriedades antioxidantes(anti-envelhecimento),  por ser rica em antocianina.

Preservação da palmeira


A iniciativa é uma das ações do Projeto Juçara que visa, entre outros objetivos, difundir o uso dos frutos para preservar a palmeira. Isso porque o corte indiscriminado da juçara para extrair seu palmito, levou a espécie a ser incluída na lista das ameaçadas de extinção e seu futuro na Mata Atlântica é ainda fonte de cuidado.
Para utilização dos frutos, a palmeira é preservada em pé e nem todos os cachos são retirados, garantindo dessa forma também o alimento para cerca de 70 espécies de animais, que contribuem para a dispersão das sementes e sua propagação.

O uso da polpa dos frutos é fundamental não só para a preservação da espécie, como para a geração de renda paras as comunidades envolvidas. Os produtores envolvidos no projeto comercializam a polpa congelada, contribuindo dessa forma para o sustento de suas famílias.

Parceiros

O Projeto Juçara, desenvolvido pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (IPEMA) em parceria com a AKARUI, já conseguiu incluir a polpa na merenda escolar de Ubatuba, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga. Sua área de atuação abrange estes municípios, com a forte parceria das comunidades tradicionais e pequenos agricultores, dentro e no entorno da área do Parque Estadual Serra do Mar, nos Núcleos Picinguaba e Santa Virgínia. Patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, tem ainda o apoio das Prefeituras de Ubatuba e São Luiz do Paraitinga e da Fundação Florestal. Saiba mais em www.projetojucara.org.br .

Onde experimentar as receitas

Ubatuba

Empório Cerealista – R. Salvador Correa, 28 – Centro – Tel: 3836-1528
 Quiche de juçara, da chef Zaida Galdeano. Lá você também encontra a polpa congelada.

Padaria Integrale – R. Dr. Esteves da Silva, 360 – Centro – Tel: 3836-1836
 Pão de juçara, receita do artesão de pães João Corbisier.

Quiosque Cantinho da Lagoa – no canto esquerdo da Praia do Promirim
 Cajutapu, talharim de pupunha com manteiga de camarão e creme de juçara, servido sobre camarões brancos, criação do chef Fábio Eustáquio. 

Quiosque da Praia da Fazenda – BR 101, km 11, ao lado do Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba do PESM
 Suco de juçara e Moqueca de Peixe com Juçara, criação da chef Laura de Jesus Braga, do Quilombo da Fazenda. 

Restaurante Jangada – Estrada da Almada, 4000 – Praia da Almada – Tel: 9760-6475
Filé de Abadejo com Juçara à Otávio, criado por Welington Dias Pereira ou o Risoto de Lulas com Creme de Juçara, criação da chef Vitória.

Atmosfera Café e PRAMA – Av. Leovegildo Dias Vieira, 378 – Itaguá – Tel: 3832-2515
Torta Atmosfera (tortinha integral doce com creme de juçara)

Vitamina Central Vitamina Central: R. Paraná, 332, esq. com R. Prof. Thomas Galhardo, Centro - Tel: 3833-4458 Vitaminas e sucos com juçara: Caiçara, com juçara, Cambuci, banana e rapadura. Caiçarinha, com água, leite ou laranja, batidos com juçara, banana, mais rapadura ou xarope de guaraná.
Você também pode criar sua própria receita, que o Alexandre Fraga, no comando, prepara na hora.

São Luiz do Paraitinga

Restaurante Santa Terezinha - R. Cel. Domingues de Castro, 64 – Centro – Tel: 3671-1714
Suco de Juçara, Mousse de Juçara e Strogonoff de carne com Juçara e Pinhão, criações da chef Maria Helena.

Cantinho dos Amigos Restaurante e Pizzaria - R. Cel. Domingues de Castro, 121 – Centro –Tel: 3671-1466 Suco de Juçara

Restaurante Sol Nascente - Largo das Mercês, 2 – Centro – Tel: 3671-1400
Suco de Juçara  

Fonte: PMU

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...