sexta-feira, fevereiro 25, 2011



Preservando a tradição, Prefeitura acerta detalhes  para Banho da Doroteia no Carnaval de Ilhabela

Foto: Divulgação/PMI
Símbolo do Carnaval de Ilhabela, o Banho da Doroteia – que perdeu o acento por conta do novo acordo ortográfico da língua portuguesa, mas não perdeu o encanto e a tradição – será uma das principais atrações da folia no arquipélago a partir do meio-dia da terça-feira ‘gorda’ (8/3), quando começa a concentração, na Praça Cel. Julião de Moura Negrão, na Vila. De lá, os foliões vêm pela Passarela do Samba (Rua Dr. Carvalho) e terminam o desfile pulando do píer, para verem dissipadas na água suas fantasias de papel crepom.

Este ano, a Secretaria de Saúde do arquipélago fará a abertura da festa às 14h com a estreia do Bloco da Saúde na Doroteia. Na sequencia desfilam os tradicionais blocos que participam da disputa: Água Viva, Tirando a Kraka, Só vai quem tem Tatoo, Pé Na Jaca e Sem Encrenca.
O Banho da Doroteia consiste num desfile onde as fantasias são feitas à base de papel crepom, com início na avenida e término no meio do mar. Os adeptos da tradição acreditam que ao desfilarem pelas ruas e pularem na água, o desfazer dos adereços no mar leva também as energias negativas. 

Criado em 1923, na cidade de Santos, o Banho da Doroteia é uma das manifestações populares mais antigas do Carnaval paulista. Alguns afirmam que a criação foi inspirada na mitologia grega, mas outros dizem que nasceu por conta das famílias que queriam aproveitar não só as noites, mas também os dias de folia. Em Ilhabela, de acordo com memórias de Vera Freire, o Banho teve início como forma de entreter os hóspedes do então Maembi Hotel, com o nome de “Banho da Gerarda”, em homenagem a um dos hóspedes da ocasião. Mais tarde, a brincadeira foi sendo aprimorada, passando a se chamar Banho da Doroteia, tendo participações de moradores tradicionais como a família Cardial e a saudosa Dedé França.

Como participar
Para participar dessa folia é só procurar o bloco de sua preferência no dia do desfile na concentração na Praça Cel. Julião ou antecipadamente nos locais abaixo e adquirir uma fantasia que custa em média R$ 20.
Bloco da Saúde: Procure o setor de Vigilância Epidemiológica a partir do dia 28/2.
Água Viva: Procure os organizadores na concentração na Praça Cel. Julião, na Vila.
Tirando da Kraka: Procure a organização no Bar Estaleiro, na Vila.
Só Vai quem tem tatoo: Procure a diretoria do bloco na loja Monster Tatoo localizada na Barra Velha, próximo ao supermercado Colina.
Pé na Jaca: Procure a organização no restaurante Badejo, Picanha e Cia, na Rua da Igreja Matriz, na Vila.
Sem Encrenca: Procure a organização na Náutica Cabral, localizada na Barra Velha 

Fonte: PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...